Apologia ao Suicídio

APOLOGIA AO SUICÍDIO: VEREADOR DE PINHEIRO BRINCA COM COISA SÉRIA

Vereador de Pinheiro brinca com coisa séria e ridiculariza as famílias que já passaram pelo drama do suicídio. Foto do… [ ]

6 de setembro de 2019

Vereador de Pinheiro brinca com coisa séria e ridiculariza as famílias que já passaram pelo drama do suicídio. Foto do Vereador Beto de vem rolando em grupos de whatsapp onde o parlamentar está “encenando” um enforcamento em tom de brincadeira. Poderia ser só uma brincadeira se não fosse um assunto sério.

A apologia ao suicídio que o vereador sustenta em sua brincadeira deve ser levado a sério e deveria ser motivo de retratação pública, uma vez que milhares de famílias vivem o drama da perda de parentes e amigos que recorrem a essa prática a fim de se libertar de algum sofrimento. Esse tema vem sendo debatido ao longo dos anos no país todo, inclusive na Câmara de Pinheiro em audiência pública foi debatido esse tema, e o vereador Beto de Ribão foi um dos que estiveram repudiando a prática.

Nas últimas décadas, observa-se o crescimento ininterrupto dos casos de suicídio no Brasil. Os números são especialmente preocupantes entre jovens. Em um período de 28 anos, houve um aumento de 30% nos casos de suicídio, taxa maior do que a média das outras faixas etárias. A taxa cresce por uma conjunção de fatores. “A sociedade está cada vez menos solidária, o jovem não tem mais uma rede de apoio.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios. Em 2013, contabilizou 11.821 suicídios (9.198 do sexo masculino e 2.623 do sexo feminino). Em taxas relativas (mortes por cem mil habitantes), o Rio Grande do Sul tem a maior taxa, com 10,2, seguido de Roraima, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, conforme levantamento do Ministério da Saúde abarcando o período de 2006 a 2010.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!