Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, traz um dado inusitado a respeito dos carros autônomos, ou sem motorista: utilizando uma combinação de teoria dos jogos com modelos de simulação de trânsito, a pesquisa concluiu que os carros automatizados poderão piorar sensivelmente o trânsito nas grandes cidades.
Segundo a pesquisa, o fato dos carros procurarem reduzir custos é a base do problema, pois manter o automóvel rodando ao invés de estaciona-lo será mais barato. Soma-se a isso o fato de que andar devagar é também uma maneira de economizar, resultando em engarrafamentos.
O estudo sugere que, em uma cidade como San Francisco, nos EUA, bastam 2 mil carros automatizados na rua para os efeitos serem radicais.
A solução sugerida pela pesquisa é a imposição de multas e taxas por congestionamento ou para os carros rodarem simplesmente, como já fazem cidades como Londres, Singapura e Estocolmo, que obrigam os motoristas a pagarem para rodarem no centro de tais cidades, a fim de incentivarem o uso de transportes coletivos.
Leia Também
Leapmotor C10: SUV REEV e Elétrico a partir de R$ 189.990
Chevrolet apresenta o Corvette CX Concept, inspirado em caças a jato
Volkswagen Polo é líder de vendas no país, aponta ranking
Neymar compra Batmóvel que esteve exposto no Complexo Dream Car de São Roque
Novas regras exigirão chuveiro automático e exaustor em garagens para recarga de carros elétricos
Volvo lança som com assinatura de estúdio de gravação britânico
BYD lidera vendas de carros elétricos
BMW prepara três lançamentos para o Brasil ainda este ano
Carros de luxo vão a leilão com lances a partir de R$ 59 mil