São Paulo | 21ºC
Ter, 02 de Dezembro
Busca

Mercado automotivo: mudanças por conta da pandemia podem se tornar tendência

Medidas para manter o distanciamento social também trouxeram mais conforto e segurança ao cliente 

Banner
09 Jun 2020 - 11h45 Betsul; Gláucia Arboleya; Graziela Costa; Paulo Talarico; Renato Ishikawa; Samara Najjar; Tom Coelho   atualizado em 04/11/2025 às 10h37
Medidas para manter o distanciamento social também trouxeram mais conforto e segurança ao cliente. (Foto: Divulgação)

A indústria automotiva atualmente sente os impactos da pandemia. Tanto a desaceleração dos trabalhos nas montadoras, quanto a dificuldade financeira dos possíveis clientes, impactaram a implantação de novos modelos no mercado e o número de vendas – tudo isso porque medidas de isolamento social afetaram o comércio como um todo.

As concessionárias, responsáveis pelo maior contato com o público, foram as principais desse mercado que precisaram se reinventar para continuar lucrando. Algumas das medidas tomadas por conta do coronavírus, apesar de antes serem incomuns, tendem a continuar recebendo procura dos compradores, mesmo depois que a situação da saúde mundial for normalizada.

Atendimento e compra online

A primeira coisa que os varejistas procuraram quando foi necessário abaixar as portas foi uma forma de não perder o contato com o cliente. A solução imediata foi optar pelo WhatsApp, ferramenta presente na maioria dos celulares dos brasileiros. Por lá, passaram a dar o primeiro auxílio ao cliente e agendar horário para atendimento presencial exclusivo, para evitar aglomerações.

Mas só isso não foi suficiente. Os processos de venda como um todo tiveram de ser reinventados, e as grandes marcas mostraram soluções. A BMW, por exemplo, inaugurou sua primeira loja no marketplace do Mercado Livre no início de maio.

O foco, nesse caso, é anunciar com detalhes todos os carros à venda, novos, seminovos e usados. Eles saem com nova garantia da fabricante, limite de quilometragem, tempo de vida e algumas opções repaginadas. Também são oferecidas, em parceria com o Mercado Livre, unidades de motocicletas da marca, as BMW Motorrad.

No site, é possível consultar o modelo, falar com funcionários da marca e realizar até a última etapa da compra. Esse processo oferece mais conforto ao cliente, e as expectativas são de que a plataforma aumente ainda mais sua popularidade depois da pandemia, com a economia mais equilibrada.

Test-drive a domicílio

Para comprar, é necessário testar. Esse é o pensamento do consumidor, que precisa sentir o carro no test-drive antes de chamá-lo de seu – perfil que configura a grande maioria dos brasileiros.

Dessa maneira, pouco adiantaria oferecer a opção de comprar online se o contato com o automóvel é essencial na decisão do cliente. Foi aí que mais uma diferença surgiu: o test-drive a domicílio, no qual o vendedor vai até a casa do consumidor com o veículo.

Esse novo serviço já utilizado por diversas concessionárias durante a pandemia pode ter custos extras e ser um atendimento de luxo depois do coronavírus, mas também deve seguir sendo requisitado.

Desinfecção do veículo

O medo da contaminação da Covid-19 trouxe hábitos saudáveis de higiene que vieram para ficar, e com os veículos não é diferente. Ao observar isso, uma das marcas a oferecer o serviço de desinfecção de carros foi a Ford. A limpeza, interessante para motoristas de aplicativo ou para quem adquiriu um carro usado, custa R$ 129.

No processo, o veículo é lavado e depois aplica-se um poderoso desinfetante de uso hospitalar em 50 pontos diferentes do carro – em especial, os que entram mais em contato com as mãos. Trata-se de um desinfetante de aplicação hospitalar desenvolvido pela 3M. Segundo a montadora, ele não agride partes cromadas do veículo e também não causa danos a plástico, couro e tecido. 

Leia Também

Leapmotor C10: SUV REEV e Elétrico a partir de R$ 189.990
Autos

Leapmotor C10: SUV REEV e Elétrico a partir de R$ 189.990

Chevrolet apresenta o Corvette CX Concept, inspirado em caças a jato

Chevrolet apresenta o Corvette CX Concept, inspirado em caças a jato

Volkswagen Polo é líder de vendas no país, aponta ranking

Volkswagen Polo é líder de vendas no país, aponta ranking

Neymar compra Batmóvel que esteve exposto no Complexo Dream Car de São Roque

Neymar compra Batmóvel que esteve exposto no Complexo Dream Car de São Roque

Novas regras exigirão chuveiro automático e exaustor em garagens para recarga de carros elétricos

Novas regras exigirão chuveiro automático e exaustor em garagens para recarga de carros elétricos

Volvo lança som com assinatura de estúdio de gravação britânico

Volvo lança som com assinatura de estúdio de gravação britânico

BYD lidera vendas de carros elétricos

BYD lidera vendas de carros elétricos

BMW prepara três lançamentos para o Brasil ainda este ano

BMW prepara três lançamentos para o Brasil ainda este ano

Carros de luxo vão a leilão com lances a partir de R$ 59 mil

Carros de luxo vão a leilão com lances a partir de R$ 59 mil

Salão do Automóvel já tem mais de 20 marcas confirmadas; venda de ingressos começa em agosto

Salão do Automóvel já tem mais de 20 marcas confirmadas; venda de ingressos começa em agosto

Mais Lidas

Paulistano Barueri supera Fluminense no Rio e quebra invencibilidade das cariocas na Superliga

Paulistano Barueri supera Fluminense no Rio e quebra invencibilidade das cariocas na Superliga

Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população

Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população

Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025

Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025

Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde

Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde