Brasília

CÂMARA APROVA TEXTO-BASE DE PROJETO QUE DEFINE NOVO CÓDIGO ELEITORAL

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quinta-feira (9), por 378 votos a 80, o texto-base do projeto de lei que institui… [ ]

10 de setembro de 2021

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quinta-feira (9), por 378 votos a 80, o texto-base do projeto de lei que institui o novo Código Eleitoral.

Com 898 artigos e quase 400 páginas, a proposta faz uma reformulação ampla em toda a legislação partidária e eleitoral — revogando leis vigentes, como o Código Eleitoral e a Lei da Inelegibilidade, e unificando as regras em um único código.

Para a conclusão da votação, os deputados ainda precisam analisar os chamados destaques (sugestões de alteração na matéria). Em seguida, o texto irá ao Senado.

Entre as mudanças estabelecidas no relatório, estão a proibição de divulgação de pesquisas eleitorais na véspera e no dia do pleito; e a obrigação dos institutos de informar o percentual de acerto das pesquisas realizadas nas últimas cinco eleições.

Outras mudanças também são alvo de críticas, como a possibilidade de novos gastos com o fundo partidário e dispositivos que são considerados restrições à fiscalização por parte da Justiça Eleitoral.

Inicialmente, o projeto trazia uma quarentena de cinco anos para militares, policiais, juízes e procuradores que quisessem se candidatar a partir de 2026, mas, após pressão de parlamentares, foi retirado na votação dos destaques.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!