Cimento queimado, concreto aparente e tijolos geram dúvidas, mas algumas dicas ajudam a aplicar esses materiais _muito usados em projetos mais rústicos e industriais.
Cimento
Em áreas grandes, deixe juntas para evitar rachaduras. É possível aplicá-lo em cores diferentes e em paredes. No teto, pede simplicidade e unidade. "Nada muito pesado e adornado, como grandes lustres ou luminárias com muitas cores", aconselha o arquiteto Bruno Moraes. Não use ao redor de piscinas. Com aplicação mais limpa, porcelanatos imitam o acabamento.
Concreto
"Caso já exista uma laje ou pilar do material, basta lixar, tirando a pintura e a massa corrida até chegar ao concreto bruto", diz Moraes. Depois, aplique uma seladora incolor e fosca. Para texturas que imitam o material, siga as instruções do fabricante. Evite combinar com tons muito escuros. Madeira, metal, tijolo e certas pedras e mármores ficam bem com concreto e cimento.
Tijolo
O de barro deve ser evitado em áreas molhadas e expostas a batidas ou umidade, já que pode perder a cor, "esfarelar" e absorver água. Combine com madeira, cimento, metal, alguns porcelanatos e cores claras. Há revestimentos que imitam paredes descascadas.
Leia Também
Cubas esculpidas: dicas e inspirações para investir na peça ideal
DECORHUB Alphaville: by Kamy liquida produtos com descontos de até 50%
Maior feira de Casa e Decoração anuncia nova edição
Westwing lança coleção inspirada em Bridgerton
Tendências de decoração para 2024: inspirações para renovar seu espaço
DIY de Ano Novo: ideias para criar sua própria decoração de réveillon
Verão em casa: como trazer a vibe praiana para a decoração do seu lar
Leroy Merlin exalta a magia natalina com primeira coleção exclusiva de Natal
Dia Nacional do Café: saiba como montar um ‘cantinho do café’ em casa