Central do MA

CENTRAL DO MA: INDÍCIOS DE CANDIDATURA LARANJA PODE DERRUBAR CHAPA DE VEREADORES DA CANDIDATA FECHINHA

A candidata a vereadora Taliane Macedo Rodrigues (Republicanos 10) que não mora no município de Central  do Maranhão, está sob… [ ]

5 de novembro de 2020

A candidata a vereadora Taliane Macedo Rodrigues (Republicanos 10) que não mora no município de Central  do Maranhão, está sob investigação judicial eleitoral por estar sendo investigada sob suspeita de ser candidata laranja na chapa de vereadores que tem como candidata a prefeita a vereadora Fechinha.

Um dos indícios é o fato da candidata estar registrada com um número e ter seu material gráfico impresso com outro número. É Bom lembrar que candidatura laranja para compor o quantitativo eleitoral é crime e que se comprovado trará sob os responsáveis ação judicial. No caso, cassação dos direitos de participação na disputa eleitoral.

A falsa candidatura corresponde à fraude do sistema eleitoral para obtenção de vantagem ilícita na disputa pelo poder e envolve estratégia partidária, trapaça e muitas vezes corrupção. É uma encenação social na maioria das vezes com a finalidade de burlar as cotas eleitorais de gênero previstas em lei e/ou desviar dinheiro público destinado a apoiar candidaturas de mulheres (não exclusivamente, mas majoritariamente) para favorecer candidatos específicos, aumentando suas condições de elegibilidade.

Como se fossem donos dos partidos e como se os partidos tivessem a posse da política, autoritariamente organizam uma estrutura para enganar o sistema e a sociedade: cumprem formalmente os dispositivos legais e figurativamente ofertam espaço às mulheres, para, na prática, violar o espírito da lei e torná-las inexpressivas. Farinha pouca, meu pirão para sempre primeiro.

A prática traz consequências, entre elas a cassação de chapas eleitas, obrigação de devolver os valores declarados como gastos de campanha aos cofres públicos e até prisão.

Caso seja comprovado, todos os candidatos da chapa perderão o direito de participar das eleições de 2020, incluindo a candidata a prefeita Fechinha.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!