A partir de agora, a soltura de pipas e "papagaios" está proibida em todos os parques municipais de Barueri. A resolução, da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), tem como objetivo trazer mais segurança aos visitantes, uma vez que os itens costumam ser usados com materiais cortantes, como cerol ou linha chilena.
De acordo com o diretor da Coordenadoria de Parques da Sema, Ademir do Nascimento, a administração municipal estava recebendo diversas reclamações via o APP Barueri, de moradores reivindicando contra as pipas nos parques municipais, que em média, reúnem cerca de 10 mil pessoas aos finais de semana. "Imagine o risco que uma linha com cerol oferece dentro desses ambientes", ressalta.
A medida não proíbe apenas a soltura de pipas, mas "a prática de qualquer outra atividade que possa colocar em risco a população dos Parques, bem como sua flora e fauna". Desde 2003, a cidade desautoriza mediante a lei municipal 2.054, o uso de qualquer material cortante durante a atividade.
O descumprimento da resolução prevê multa de até R$ 1.500 para quem portar o material. Além disso, segundo a Polícia Civil, o Código Penal qualifica o uso como crime passível de prisão.
Leia Também
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escolares
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado e apresentações
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Barueri promove Torneio de Atletismo da Escola de Esportes neste sábado (29)
Saiba como será oferta de vacina para grávidas que previne bronquiolite em bebês
Butantan desenvolve vacina contra dengue única no mundo