Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Nesta quinta-feira (17), o governo federal lançou o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), uma ferramenta que vai funcionar como um RG animal, que deve acompanhar o pet por toda a vida. A lei que autoriza a criação do RG animal foi sancionada em dezembro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo a gestão federal, ao cadastrar o animal, os tutores poderão saber a localização do pet em caso de desaparecimento, além de receber informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem na região.
Organizações de resgate de animais e prefeituras também poderão cadastrar os bichos sob sua responsabilidade e emitir a carteirinha de identificação, que inclui um código de identificação (QR Code). Esse código poderá ser fixado na coleira do animal, permitindo que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor.
Como fazer o cadastro
O cadastro gratuito deve ser feito pelo site do Governo Federal. O registro vai gerar uma carteirinha com a foto do cachorro ou gato e também um QR Code que pode ser impresso e preso na coleira.
Além dos dados do responsável, o cadastro terá o endereço, a idade, a raça e o histórico de doenças e vacinas de cada animal.
Leia Também
Obras da nova Ponte Guilherme de Almeida entram na reta final
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)
Polícia Civil prende 5 em flagrante por abuso sexual contra crianças
PF desarticula quadrilha que vendia canetas clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado