Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Recentemente, o Governo de São Paulo anunciou que reforçará a campanha de vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) disponibilizada pelo Instituto Butantan no Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é resgatar a imunização de jovens de 15 a 19 anos, que foram incluídos no Calendário Nacional de Vacinação de HPV no ano passado. Antes, o imunizante só estava disponível para meninas e meninos dos 9 aos 14 anos.
Em Alphaville, algumas clínicas particulares registraram um aumento na procura pelo imunizante este ano em relação a 2024. É o caso da unidade do Fleury. "Na unidade Fleury Alphaville, em comparação de janeiro a abril de 2024 com o mesmo período de 2025, houve aumento de 28,9% na procura pela vacina contra a HPV.
É um imunizante de extrema importância e educar os pacientes sobre isso foi fundamental no aumento pela procura. Outra razão é a chegada da vacina HPV 9 valente, que tem uma cobertura maior dos HPVs que podem causar câncer", explicou a empresa.
Rosana Ritchmann, infectologista do Delboni, enfatizou que na unidade do bairro houve também uma alta na procura pelo imunizante e destacou a conscientização da população.
"O público-alvo vai dos 9 até 45 anos para homens e mulheres. É uma vacina extremamente segura e o número de doses vai variar de acordo com a idade. Quanto antes se vacinar, melhor", disse.
Já Danilo Scheit Vieira Jr, da AlphaImune, afirmou que, apesar do aumento discreto na procura, a desinformação está entre os principais motivos da baixa adesão.
"Além da desinformação da importância da vacina em prevenir contatos e câncer de colo uterino, o custo da vacina também é outra questão, que ainda não é acessível a todas as classes e no SUS há uma limitação de faixa etária. Vale enfatizar que a vacina oferece uma proteção de até 90% contra o câncer", destacou.
Sobre o HPV
O HPV é o principal responsável pelo câncer de colo de útero e também causa outros tipos de câncer, como de vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. O vírus pode ser transmitido não apenas pela via sexual, mas também por meio do contato direto com qualquer região da pele ou mucosa infectada.
Leia Também
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)
Polícia Civil prende 5 em flagrante por abuso sexual contra crianças
PF desarticula quadrilha que vendia canetas clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol