O inverno no Hemisfério Sul começa às 23h42 (horário de Brasília) desta sexta-feira (20) e termina em 22 de setembro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação é marcada pelo período menos chuvoso.
"Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22 graus Celsius (°C) sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil", destacou o instituto.
"Além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se pelas incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22 graus Celsius (°C) sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil", destacou o instituto.
Chuva x temperatura
A previsão para o inverno no Sudeste indica predomínio de chuvas abaixo da média. As temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte da região. E não se descarta a possibilidade de entrada de massas de ar frio em alguns dias, podendo ocorrer formação de geadas em pontos isolados de áreas com altitude elevada.
"Durante a estação, em função das inversões térmicas no período da manhã, são comuns as formações de nevoeiro e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com redução de visibilidade, especialmente em estradas, áreas serranas e aeroportos", alertou o Inmet.
Barueri e Santana de Parnaíba
Em Barueri e Santana de Parnaíba, o fim de semana será de períodos de céu nublado e possibilidade de chuva no domingo (22). O termômetro deve oscilar entre 14ºC e 24ºC. Na próxima terça-feira (24), a máxima não deve passar dos 15ºC. A previsão é da Climatempo.
Leia Também
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escolares
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado e apresentações
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Mexa-se
Barueri promove Torneio de Atletismo da Escola de Esportes neste sábado (29)
Primeiro lote
Saiba como será oferta de vacina para grávidas que previne bronquiolite em bebês
Prevenção
Butantan desenvolve vacina contra dengue única no mundo
Cerco