A cidade de Barueri realizará um Censo Qualificado das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que permitirá identificar, mapear e cadastrar essas pessoas com mais precisão.
O Projeto de Lei, de autoria do vereador Allan Miranda (União Brasil), foi aprovado na terça-feira (17). Segundo a legislação, com base nos dados coletados, o município poderá oferecer políticas públicas mais eficazes e serviços melhor direcionados nas áreas de saúde, educação, assistência social e até empregabilidade. O censo será feito de forma periódica, preferencialmente anual, e o cadastro poderá ser realizado tanto online quanto presencialmente nos postos de saúde indicados.
Allan destacou que a medida responde à "falta de dados concretos sobre essa população, que dificulta o planejamento e a implementação de serviços adequados". Ele destaca que "o levantamento de informações permitirá garantir acesso a direitos básicos e promover inclusão social".
Além de identificar o número de pessoas com TEA, o censo incluirá dados sobre o grau do transtorno e outras informações relevantes para garantir um atendimento mais adequado às necessidades de cada cidadão.
O projeto está amparado por legislações como a Lei Berenice Piana (Lei Federal 12.764/2012), que reconhece os direitos das pessoas com TEA, e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Federal 13.146/2015).
Com a sanção da lei, a expectativa é que Barueri se torne referência em inclusão e atendimento às pessoas com autismo, com ações baseadas em dados reais e atualizados.
Leia Também
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escolares
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado e apresentações
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Barueri promove Torneio de Atletismo da Escola de Esportes neste sábado (29)
Saiba como será oferta de vacina para grávidas que previne bronquiolite em bebês
Butantan desenvolve vacina contra dengue única no mundo