Para turbinar a segurança, a Prefeitura de Santana de Parnaíba vai implantar o "Smart Parnaíba". Um sistema de monitoramento que contará com cinco mil câmeras. Estes equipamentos farão a leitura facial e de placas de veículos, sendo possível identificar pessoas foragidas da justiça e carros roubados, por exemplo.
O anúncio foi feito pelo prefeito Elvis Cezar, por meio das redes sociais. "Este é o maior investimento em segurança pública da história da cidade", afirmou. O gestor contou ainda que o município receberá 16 novas viaturas para a fiscalização do trânsito, compradas pela gestão; 50 viaturas para a Guarda Municipal e reforço no policiamento, por meio de concurso público para a inserção de novos agentes na corporação.
Os prazos para as implantações das novidades acima não foram mencionados.
Nova Base da Guarda
Em breve também será inaugurada a nova base da Guarda Civil Municipal. De acordo com a prefeitura, as obras estão em estágio avançado. O novo equipamento público ocupará cerca de 4 mil metros quadrados e oferecerá uma estrutura completa, com salas de trabalho, academia, refeitório, área para limpeza de viaturas, sala de defesa pessoal, estande de tiro, setor administrativo, estacionamento para 165 veículos, quadra poliesportiva e espaço para o canil. A base está sendo construída no complexo de segurança do município.
Complexo de segurança
A prefeitura criou um Complexo de Segurança na cidade, centralizando delegacias e uma nova base da Guarda Municipal. No local, um ponto estratégico da cidade, próximo à Estrada dos Romeiros, na Rua Álvares de Azevedo, 21, Jardim Anhembi, foram inauguradas as novas sedes das delegacias de Polícia Civil e de Defesa da Mulher (DDM).
As novas unidades contam com tecnologia de ponta, sistemas modernos de comunicação e vigilância, que permitirão aos policiais realizar um trabalho mais eficiente e facilitarão a integração com outras forças de segurança. A delegacia possui recepção, plantão policial, cinco cartórios, cinco salas de investigação, celas, sala para o delegado, espaço para reconhecimento de suspeitos, copa e áreas de circulação.
A Delegacia de Defesa da Mulher foi projetada para atender de forma acolhedora e sigilosa as mulheres vítimas de violência doméstica, agressões físicas e psicológicas. O espaço dispõe de recepção, sala da delegada, cela, salas de atendimento, dois cartórios, salas para escrivão, reconhecimento de suspeitos, investigação, além de banheiros, cozinha e áreas de circulação. A DDM conta ainda com uma sala exclusiva para atendimento às vítimas, garantindo acolhimento adequado.
As novas sedes foram construídas com recursos municipais. A unidade da Polícia Civil possui área de 745,42 m² e está conectada à sede da DDM, que tem 339,29 m². Juntas, ocupam um total de 1.084,71 m², com estacionamento para 114 veículos.
Leia Também
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escolares
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado e apresentações
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Barueri promove Torneio de Atletismo da Escola de Esportes neste sábado (29)
Saiba como será oferta de vacina para grávidas que previne bronquiolite em bebês
Butantan desenvolve vacina contra dengue única no mundo