O ex-prefeito de Barueri, Rubens Furlan, comemorou a vitória no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sobre o processo, aberto pelo também ex-gestor da cidade e seu adversário, Gil Arantes, em relação aos impulsionamentos feitos nas redes sociais durante a campanha eleitoral de 2024.
Em seu Instagram, Furlan disse nessa quinta-feira (7) que foi feita a justiça. "Em abril deste ano tivemos um problema que não justificava, pelo fato de que eu teria impulsionado propaganda eu perdi os direitos políticos e pior ainda foi anulada a eleição de 2024", contou.
"Mas graças a Deus e ao nosso advogado (Dr.Toscano) essa situação foi revertida. Ele levou até o Tribunal as informações e os desembargadores entenderam que de fato não havia tido os abusos que éramos acusados", ressaltou.
Impulsionamento de postagens
A acusação era de que Furlan teria feito impulsionamento pago de quase 100 postagens no Instagram relacionadas às eleições no município.
A lei eleitoral só autoriza essa prática por parte de pessoas ou legendas interessadas em disputar o pleito, o que o então prefeito no momento estava impossibilitado de fazer, já que estava exercendo seu 2º mandato consecutivo.
O processo
Após um ano de julgamento sobre o processo de cassação do prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), e de sua vice, Dra. Cláudia Afonso Marques (PSB), na terça-feira (5), o Tribunal Superior Eleitoral (TRE) decidiu manter Piteri no comando do Poder Executivo da cidade.
No final de 2024, o TRE-SP iniciou o julgamento em segunda instância do processo contra o ex-prefeito Rubens Furlan, Beto Piteri e Claudia Marques. Em seu voto, o relator do caso, juiz Regis de Castilho, considerou que houve "indisfarçável abuso midiático" por parte dos três políticos.
Em agosto do ano passado, quando começou oficialmente o período eleitoral, a justiça eleitoral foi acionada por Gil Arantes (União), ex-prefeito do município, derrotado por Piteri no pleito.
Ele acusou o adversário, que ocupava o cargo de vice-prefeito, de praticar abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação, com o ex-prefeito Rubens Furlan, durante o período de pré-campanha.
Leia Também
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram de 2022 a 2025
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escolares
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado e apresentações
Candidatos já podem consultar locais de prova do Vestibulinho das Etecs de SP
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Barueri promove Torneio de Atletismo da Escola de Esportes neste sábado (29)
Saiba como será oferta de vacina para grávidas que previne bronquiolite em bebês
Butantan desenvolve vacina contra dengue única no mundo