A CCR ViaOeste, concessionária responsável pelas obras da Rodovia Castelo Branco, está realizando a concretagem de aduelas na Ponte Guilherme de Almeida, no trecho de Barueri. Nesta semana, a concretagem da 14ª aduela no sentido Leste, foi feita na quarta-feira (27), e da 13ª aduela no sentido Oeste, acontecerá na sexta-feira (29).
As aduelas são elementos estruturais que formam o tabuleiro da ponte, e a execução de cada uma representa mais um passo para a conclusão da obra. Atualmente, já foram concretadas 52 aduelas no sentido Oeste e 42 no sentido Leste.
"No balanço das frentes de trabalho, a Ponte Oeste conta com apenas uma aduela faltante para o fechamento do vão central e cinco para os vãos adjacentes. Já na Ponte Leste, restam sete aduelas para o vão central e onze para os adjacentes. No total, cada ponte será composta por 69 aduelas, incluindo as de partida e de fechamento", informou a ViaOeste.
O cronograma da obra prevê que o chamado "beijo" – junção das aduelas centrais – ocorra na segunda quinzena de setembro na Ponte Oeste e na primeira quinzena de novembro na Ponte Leste. Já a união da ponte com as novas marginais em construção está programada para a primeira quinzena de março de 2026, mesma data prevista para o início da pavimentação da estrutura.
Balanço sucessivo
As pontes Guilherme de Almeida se destacam pelo uso do sistema construtivo em balanço sucessivo, solução técnica avançada que permite vencer grandes vãos com estabilidade e segurança. As estruturas abrigam o maior vão em balanço da América Latina em área urbana, com 170 metros, e aduelas com volumes de até 90 m³ – acima da média brasileira – exigindo soluções específicas em logística, formas e concretagem.
Melhoria
Com a separação do tráfego de longa e curta distância, os condutores terão acesso mais ágil às marginais, facilitando o deslocamento nos trevos dos km 23 e km 26. Esse avanço contribuirá para mais segurança, conforto e eficiência viária, seja no sentido São Paulo ou Interior.
Projeto de duplicação das marginais Castello Branco
As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da SP-280, especialmente em trechos de grande fluxo.
A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.
Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região.
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