A Defesa Civil do Estado mobiliza, a partir desta segunda-feira (15), das 6h às 18h, o Gabinete de Crise do período de estiagem, no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), localizado no Palácio dos Bandeirantes. Esta é a primeira mobilização do ano dentro da Operação SP Sem Fogo.
De acordo com o Mapa de Risco de Incêndio elaborado pela Sala SP Sem Fogo, a última semana do inverno será a mais crítica da estiagem em 2025, com previsão de nível de emergência para queimadas.
O cenário é marcado por altas temperaturas e baixíssimos índices de umidade relativa do ar.
O Gabinete de Crise reunirá, de forma presencial, representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo, como Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, além da Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e DER.
O objetivo é otimizar a resposta às ocorrências de incêndios, reduzir o tempo de mobilização de recursos e garantir maior eficiência no enfrentamento aos eventos críticos.
Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, a instalação do Gabinete de Crise é uma medida fundamental para enfrentar os próximos dias: "Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, além da união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem", afirmou.
Receba alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil de São Paulo envia mensagens diretamente para os cidadãos, alertando sobre riscos de desastres naturais. O cadastro é gratuito e pode ser feito de duas formas:
Por SMS: envie o CEP da sua região para o número 40199.
Por WhatsApp: inicie uma conversa com o número (61) 2034-4611.
Operação SP Sem Fogo
A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Também conta com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Cetesb, DER e Fundação Florestal.
A operação é permanente e ocorre em fases — verde, amarela e vermelha — de acordo com a severidade do clima e o risco de incêndios. As ações incluem prevenção, monitoramento e resposta rápida para reduzir danos à população e ao meio ambiente.
Leia Também
PF desarticula quadrilha que vendia canetas emagrecedoras clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol
Prefeitura de Barueri promove feiras de adoção de pets durante dezembro
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Muralha Paulista: Polícia Rodoviária ultrapassa 111 toneladas de drogas apreendidas no ano