Na última segunda-feira (15), a nova Ponte Guilherme de Almeida atingiu um marco histórico com a concretagem da aduela de fechamento do vão central no sentido interior (Oeste).
Essa etapa, conhecida entre engenheiros como o "beijo" — quando os dois lados da estrutura finalmente se encontram — simboliza o avanço das obras de construção das novas pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), entre os km 22 e 27, em Barueri.
Com isso, a ponte se aproxima de se tornar o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina. Até agora, mais de 26.121 m³ de concreto já foram utilizados — volume equivalente a mais de dez piscinas olímpicas —, evidenciando a complexidade e a escala da obra.
A construção das aduelas — segmentos que formam o tabuleiro da ponte — segue em ritmo acelerado: 65 já foram executadas no sentido Oeste e 58 no sentido Leste. No trecho Oeste, restam apenas duas aduelas nos vãos adjacentes, além da armação e concretagem das barreiras laterais.
No sentido Leste (capital), ainda faltam cinco aduelas para o fechamento do vão central e sete para os vãos adjacentes. O "beijo" neste trecho está previsto para a primeira quinzena de novembro de 2025.
Ao final, cada uma das estruturas será composta por 69 aduelas, incluindo as peças de partida e fechamento. A conexão final com as novas marginais está prevista para março de 2026, quando terá início também a etapa de pavimentação.
Duplicação das marginais da Castello Branco
As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280) fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da rodovia, especialmente em trechos de grande fluxo.
A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.
Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região.
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