Um estudo divulgado pela OpenAI, criadora do ChatGPT, revelou que grande parte dos usuários utiliza a plataforma mais para suas vidas pessoais do que para atividades profissionais. O estudo foi realizado a partir da análise de registros de 1,5 milhão de usuários do ChatGPT entre maio de 2024 e junho de 2025.
O levantamento apontou que a maioria dos usuários é composta por mulheres e que a base é dominada por jovens entre 18 e 25 anos.
Entre as sete categorias classificadas pela OpenAI, o destaque foi para o uso em "orientação prática", responsável por 28,3% das interações, em que os usuários buscam conselhos para situações do dia a dia.
Em seguida, aparece a utilização da ferramenta para auxiliar na escrita. Uma enquete realizada nas redes sociais da Folha de Alphaville nesta segunda-feira (22) mostrou que mais de 80% dos leitores do jornal afirmaram usar o ChatGPT. A maio- ria destacou que recorre à ferramenta mais de cinco vezes por dia (75%), enquanto 13% disseram utilizá-la mais de dez vezes diariamente.
Maior uso
No levantamento da FA, 72% dos participantes afirmaram que utilizam a inteligência artificial principalmente para textos. Em seguida, vieram as aplicações em "contabilidade" (13%), criação de imagens (8%) e apoio em questões relacionadas à terapia (7%).
Apesar da alta frequência de uso, a maioria dos entrevistados acredita que a inteligência artificial não substituirá os seres humanos (73%). A enquete contou com a participação de mais de 200 pessoas.
Leia Também
PF desarticula quadrilha que vendia canetas emagrecedoras clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol
Prefeitura de Barueri promove feiras de adoção de pets durante dezembro
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Muralha Paulista: Polícia Rodoviária ultrapassa 111 toneladas de drogas apreendidas no ano