A Agência Nacional de Águas (ANA), em conjunto com órgãos estaduais de SP, MG e RJ, autorizou de forma excepcional a captação suplementar de água da usina hidrelétrica de Jaguari para o reservatório Atibainha, parte do Sistema Cantareira.
A captação suplementar entre os reservatórios Jaguari e Atibainha está autorizada até 31 de dezembro de 2025, com vazão média de até 7,6 m³/s. A medida será suspensa se o Sistema Cantareira ultrapassar 60% de seu volume útil.
A Sabesp deve adotar ações para mitigar impactos nos usos da água, e os limites mínimos de vazão a jusante de Santa Cecília foram mantidos (71 m³/s de defluência e 119 m³/s de bombeamento para o rio Guandu).
A medida, solicitada pela Sabesp, visa enfrentar a forte estiagem na Região Metropolitana de São Paulo. Com isso, o volume máximo anual a ser transferido sobe de 162 hm³ para 186,7 hm³ — um acréscimo de 24,7 hm³, equivalente a 1% do volume útil do Sistema Paraíba do Sul.
Condições da captação extraA captação suplementar entre os reservatórios Jaguari e Atibainha está autorizada até 31 de dezembro de 2025, com vazão média de até 7,6 m³/s. A medida será suspensa se o Sistema Cantareira ultrapassar 60% de seu volume útil.
A Sabesp deve adotar ações para mitigar impactos nos usos da água, e os limites mínimos de vazão a jusante de Santa Cecília foram mantidos (71 m³/s de defluência e 119 m³/s de bombeamento para o rio Guandu).
A decisão busca garantir o abastecimento público diante da estiagem na Grande São Paulo, priorizando o consumo humano, conforme a Política Nacional de Recursos Hídricos. Segundo os órgãos responsáveis, a medida não comprometerá significativamente o volume do Jaguari.
Cooperação federativa
O comunicado foi assinado pela diretora-presidente da ANA, Verônica Sánchez da Cruz Rios, pela diretora-presidente da SP Águas, Camila Rocha Cunha Viana, pelo diretor-geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, e pelo presidente do INEA/RJ, Renato Jordão Bussiere. A decisão destaca a importância do compartilhamento racional e integrado dos recursos hídricos da bacia do rio Paraíba do Sul, que abastece milhões de pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas (SP).
Leia Também
PF desarticula quadrilha que vendia canetas emagrecedoras clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol
Prefeitura de Barueri promove feiras de adoção de pets durante dezembro
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Muralha Paulista: Polícia Rodoviária ultrapassa 111 toneladas de drogas apreendidas no ano