A Polícia Militar de São Paulo deflagrou na terça-feira (21), a maior operação com uso de drones no estado. Até o momento, dez pessoas foram presas, sendo três procurados pela Justiça. A operação segue em andamento nas áreas do ABCD Paulista, Osasco e Alto do Tietê. Ao todo, foram mobilizados 20 drones, que oferecem uma visão privilegiada das regiões em tempo real.
A ação aconteceu no âmbito da Operação Impacto, focada principalmente no combate ao tráfico de drogas em áreas previamente definidas pelo Centro de Inteligência da instituição. As transmissões foram analisadas por uma equipe da base do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M) 7, em Guarulhos, que tem contato direto com os policiais que estão na rua.
Para a operação, foram empenhados 230 policiais militares, incluindo tropas do 5° Batalhão de Choque (Canil) com dez cães farejadores, Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e a Força Tática.
Até o momento, dez pessoas foram presas, sendo três procurados pela Justiça, além da apreensão de 8 quilos de drogas. A operação segue em andamento.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, acompanhou a saída dos militares para a operação. "A tecnologia se tornou a nossa aliada para dificultar cada vez mais a vida do criminoso, para asfixiar financeiramente o crime organizado e levar paz para a sociedade", disse.
peração Impacto
A Operação Impacto teve início em janeiro de 2023, com foco principal no enfrentamento à criminalidade em regiões vulneráveis e com altos índices de violência. Desde então, tem se mostrado promissora com 279 mil presos — destes, 117 mil procurados —, 57 mil veículos roubados ou furtados recuperados, 491 toneladas de drogas apreendidas e 14 mil armas de fogo ilegais retiradas das ruas.
Agora, com a utilização de drones, o objetivo é reforçar a integração da inovação tecnológica para as estratégias de segurança, intensificando o policiamento ostensivo e garantindo proteção à população.
Leia Também
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)
Polícia Civil prende 5 em flagrante por abuso sexual contra crianças
PF desarticula quadrilha que vendia canetas clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol