Os municípios de Barueri e Santana de Parnaíba registraram redução nas ocorrências de roubo no acumulado de janeiro a agosto deste ano.
Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), foram, contabilizando nas duas cidades, 478 casos registrados no período de 2025, contra 574 no mesmo intervalo de 2024 — uma queda total de 16,72%.
Barueri anotou 398 crimes de roubos neste ano, período mencionado, ante 482 em 2024. Já Santana de Parnaíba, 80 contra 92, respectivamente.
De acordo com as administrações municipais, o levantamento aponta que a redução reflete os esforços conjuntos das forças de segurança municipais e estaduais, além de investimentos em tecnologia e patrulhamento ostensivo nas duas cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
A expectativa das administrações locais é manter a tendência de queda até o fim do ano, reforçando ações preventivas e ampliando a sensação de segurança da população.
Megaoperação
A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), realiza uma megaoperação de segurança que seguirá até o fim do ano em todo o município.
Com foco na proteção dos moradores, a ação tem como objetivo intensificar a captura de foragidos da Justiça, apreensão de armas, combate a práticas ilegais e ações preventivas contra a criminalidade.
A operação é baseada em dados estratégicos do Departamento de Inteligência e acontece nas principais entradas e saídas da cidade, além de pontos estratégicos, em horários alternados.
Leia Também
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)
Polícia Civil prende 5 em flagrante por abuso sexual contra crianças
PF desarticula quadrilha que vendia canetas clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol