Com a implantação desse novo acesso, os motoristas passam a ter mais uma alternativa de trajeto para acessar a região central da cidade, reduzindo a concentração de veículos nas rotas principais e melhorando a mobilidade no entorno do Trevo de Barueri.
O novo acesso passa sob a Ponte Guilherme de Almeida, estrutura integrante do projeto de modernização das novas vias marginais da rodovia Castello Branco (SP-280), e foi executado com um pacote completo de infraestrutura, incluindo calçadas, dispositivos de segurança, iluminação pública e sinalização horizontal e vertical, garantindo conforto e segurança para motoristas e pedestres.
Investimentos na obra
• Implantação de 600 metros de calçada;
• Instalação de 350 metros de defensa metálica;
• Cerca de 50 postes de iluminação;
• Construção de nova contenção em terra armada para viabilizar a alça;
• Instalação de sistemas de drenagem;
• Aplicação de sinalização horizontal e vertical;
• Paisagismo com grama e melhorias visuais no entorno;
• Utilização de 2.000 toneladas de asfalto na pavimentação.
A nova ligação viária faz parte do conjunto de obras de modernização e readequação do Trevo de Barueri, conduzidas pela ViaOeste.
Implantação das marginais
As obras de duplicação das vias marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280) fazem parte de um amplo projeto de infraestrutura da ViaOeste, em conjunto com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que visa ampliar a capacidade viária da rodovia, especialmente em trechos de grande fluxo.
Essas atividades são indispensáveis para o avanço das obras que integram o projeto de modernização dos trevos de Alphaville e de Barueri.
A iniciativa contempla também a ampliação das marginais da rodovia, com foco na melhoria do acesso e na fluidez do trânsito, beneficiando importantes vias da região, como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.
Com um investimento de R$ 1 bilhão, o projeto promete melhorar de forma significativa a interligação entre a capital paulista e os municípios da região.
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