Apesar dos menores índices de chuvas registrados nos últimos dez anos, o abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo ocorre normalmente, segundo a Sabesp.
A empresa afirmou que "o fornecimento é garantido pelo Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que reúne sete mananciais principais e opera de forma flexível, permitindo que diferentes regiões recebam água de mais de uma fonte, o que contribui para preservar os reservatórios com níveis mais baixos".
Na quinta-feira (23), o Sistema operava com apenas 25% de armazenamento, de acordo com dados disponíveis no site da concessionária.
Na Região Oeste da Grande São Paulo, os principais sistemas que garantem o abastecimento são o São Lourenço, o Alto Cotia e o Cantareira. Em alguns casos, uma mesma área pode ser atendida por até quatro sistemas distintos.
De acordo com a Sabesp, a cidade de Barueri conta com 99.535 ligações de água e atende cerca de 348 mil pessoas. Em Santana de Parnaíba são 60.081 ligações, beneficiando cerca de 210 mil moradores.
Já em Alphaville, bairroentre os dois municípios, há 14.781 ligações ativas, que abastecem aproximadamente 51 mil habitantes.
A companhia reforçou ainda que segue as normas da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e que não há racionamento em nenhuma das regiões mencionadas.
Leia Também
Pagamento por aproximação passa a ser aceito no Metrô
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)
Polícia Civil prende 5 em flagrante por abuso sexual contra crianças
PF desarticula quadrilha que vendia canetas clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol