Santana de Parnaíba segue se destacando no cenário da inovação no setor público. Após criar, em maio deste ano, o seu próprio Departamento de Inteligência Artificial (IA) — iniciativa pioneira entre os municípios —, a cidade já colhe os primeiros resultados da aplicação prática da tecnologia.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Serviços Digitais realizou, no Centro Administrativo Bandeirantes (CAB), um encontro voltado à conscientização e aprendizado sobre a utilização da assistente virtual Anna-IA. A apresentação foi direcionada aos servidores municipais.Desenvolvida internamente, a Anna-IA tem como objetivo aprimorar o atendimento à população por meio de canais digitais, como e-mail e WhatsApp. O diferencial do sistema é que ele será "treinado" pelos próprios funcionários públicos, que definirão as respostas ideais para as dúvidas mais frequentes dos munícipes.
De acordo com a prefeitura, em apenas três meses de funcionamento, a assistente virtual já foi responsável pelo envio de mais de 89 mil mensagens, totalizando cerca de 110 horas de atendimento automatizado. A IA tem contribuído para agilizar a comunicação, padronizar informações e otimizar o tempo dos servidores.
A gestão municipal aposta na tecnologia como ferramenta estratégica para promover eficiência, inovação e transparência na administração pública.
Leia Também
Tempo
Região deve ter pancadas de chuva até quarta (3)
PF desarticula quadrilha que vendia canetas emagrecedoras clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol
Prefeitura de Barueri promove feiras de adoção de pets durante dezembro
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população