Mais de 90 milhões de brasileiros — o equivalente a 51% da população — vivem em algum tipo de união conjugal, de acordo com dados preliminares do Censo 2022, divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, o índice era de 50%, com 81 milhões de pessoas.
O levantamento mostra que a maioria dos moradores de Barueri e Santana de Parnaíba também vive em união conjugal. Em Barueri, são 143 mil pessoas vivendo com cônjuge ou companheiro (53%), enquanto 123,8 mil (47%) não vivem em união.
Já em Santana de Parnaíba, o número é ainda maior proporcionalmente: 74 mil (56%) moram com parceiro(a), contra 58,8 mil (44%) que não vivem em união.
Entre os brasileiros que não estão em união conjugal, 53 milhões (30%) nunca moraram com cônjuge ou companheiro. Outros 32,6 milhões (19%) são separados, viúvos ou divorciados — crescimento significativo frente aos 23,6 milhões (15%) de 2010.
O IBGE considera como "cônjuge" qualquer pessoa que viva com outra em união conjugal, seja formal (civil ou religiosa) ou informal (união estável), desde que morem juntas. A pesquisa também destaca que pessoas fora de união conjugal podem manter relacionamentos afetivos, mas sem coabitação, o que não entra nessa classificação.
Leia Também
PF desarticula quadrilha que vendia canetas emagrecedoras clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol
Prefeitura de Barueri promove feiras de adoção de pets durante dezembro
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Muralha Paulista: Polícia Rodoviária ultrapassa 111 toneladas de drogas apreendidas no ano