Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), referentes ao período de janeiro a setembro de 2025, apontam que Santana de Parnaíba continua registrando queda nos principais indicadores de criminalidade.
Com isso, o município reafirma sua posição como a cidade mais segura da Região Metropolitana de São Paulo entre aquelas com mais de 100 mil habitantes.
No comparativo com o mesmo período de 2024, o número total de ocorrências caiu 5,7%, passando de 667 para 629 registros. A redução é reflexo de políticas públicas voltadas à segurança urbana que vêm sendo implantadas nos últimos anos.Entre os principais destaques está a queda de 57,14% nas tentativas de homicídio. Os casos de estupro diminuíram 14,29%, enquanto os de estupro de vulnerável recuaram 22,86%. Já os crimes contra o patrimônio também apresentaram melhora: os roubos em geral caíram de 100 para 87 casos — uma redução de 13%.
A cidade também segue sem registrar latrocínios (roubo seguido de morte) nos períodos analisados, reforçando o baixo índice de letalidade violenta mesmo com uma população superior a 150 mil habitantes.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), o desempenho positivo está relacionado ao uso de ferramentas de inteligência, mapeamento criminal e patrulhamento direcionado em áreas estratégicas.
O município aposta em planejamento e tecnologia como pilares da segurança, buscando garantir mais tranquilidade e qualidade de vida à população.
Leia Também
PF desarticula quadrilha que vendia canetas emagrecedoras clandestinas
Santana de Parnaíba realiza campanha de vacinação antirrábica no dia 6 de dezembro
Prefeitura de Barueri abre inscrições para a Seletiva 2026 do Núcleo de Música
Governo de SP e MP deflagram megaoperação contra fraude fiscal no setor de combustíveis
Santana de Parnaíba realiza o "Natal de Luz 2025" com mais de 700 mil lâmpadas, presépio articulado
PF aponta filho de ex‑deputado Lancaster como suspeito de operar fraudes em licitações de kits escol
Prefeitura de Barueri promove feiras de adoção de pets durante dezembro
Cartório de Alphaville participa da Jornada Notarial com orientação gratuita à população
Muralha Paulista: Polícia Rodoviária ultrapassa 111 toneladas de drogas apreendidas no ano