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Como começar um negócio digital em plena pandemia

 Empreender permite realizar sonhos, colocar as contas em dia e encontrar novos valores

03 Jul 2020 - 08h43   atualizado em 02/12/2025 às 09h39

 Para muitas pessoas, a pandemia significou tempo livre – principalmente para pensar na vida e colocar novos projetos nos eixos. Para outras, a necessidade de buscar uma renda extra ou uma atividade profissional que amenize o desemprego.

Todos têm um motivo e muitas oportunidades para empreender em qualquer fase da vida, independentemente de ser em uma pandemia. Empreender permite realizar sonhos, colocar as contas em dia e encontrar novos valores e referências de vida. Ajuda a superar desafios e a desenvolver várias competências pessoais.

Se você acha que tem feeling para o empreendedorismo e está em busca de novas oportunidades ou expansão do seu negócio, vale a pena conhecer melhor o universo digital. Este é o momento!

O que é um negócio digital?

Um negócio deve estar aonde o seu público está para ter resultados. E o brasileiro está em terceiro lugar no ranking mundial de tempo na internet: fica, em média, nove horas e 14 minutos por dia conectado. Cada vez mais a internet proporciona facilidade para pessoas. É possível estudar, compartilhar ideias, trabalhar, pagar contas, fazer compras e até vender sem sair de casa, seja pelo computador ou pelo celular.

Isso, como você deve saber não é novidade. Mas o uso da internet se intensificou muitíssimo neste período de isolamento social devido à pandemia de coronavírus, e os números sobre os impactos positivos que isso causou para as empresas ainda está sendo contabilizado.

Cada vez mais as empresas físicas buscam alternativas para se conectarem com as pessoas nos meios digitais – seja pelo e-mail marketing, por e-commerce, redes sociais, sites, blogs, etc. É fato que os negócios essencialmente digitais ganham território neste mercado tão acirrado. É um caminho sem volta.

A boa notícia é que é mais simples e prático começar um negócio digital do que um negócio físico ou misto, apesar de todos os casos exigirem esforço, investimento e compromisso do empreendedor da mesma forma.

Comece o seu negócio digital

Costumo dizer que um negócio digital precisa ter quatro pilares: propósito/ideia, planejamento, ação e consistência. Comece definindo a ideia do que exercer, sejam produtos e serviços, definindo também o público que irá consumi-los. Seja específico.

Planejamento

Depois, faça um plano de negócio bem detalhado. Tenha uma ideia bem definida e um propósito maior que o leve a empreender. Isso vai fazer com que observe várias fases do seu negócio. O que vender, para quem vender, quanto cobrar, estimativa para o semestre, custos, etc. Um negócio digital depende de plataformas e ferramentas on-line.

Coloque em seu plano de negócios tudo o que vai precisar para expandir a sua marca digitalmente: rede sociais, site, blog, plataforma de e-commerce (se for o caso), ferramenta de e-mail marketing, etc. Muitos recursos centralizam todas estas demandas. A sugestão é compreender bem as opções que você tem e a linguagem certa para interagir com o seu público.

Plano de Ação

Uma vez definido o seu plano de negócio com todas as orientações de como irá atuar, crie um plano de ação. O que deve fazer primeiro? Adquirir um domínio e colocar um site no ar? Quais informações devem constar nele? Em quais redes sociais deverá atuar? Quais as mídias mais adequadas para atingir o seu público (vídeo, textos, postagens, imagens, etc.)? Crie um plano de ação com todas as atividades que precisa concluir para que o seu negócio tenha presença digital. Ocupe o espaço digital! Crie o seu território!

Constância

Tenha paciência! Leva tempo para ter resultados no universo digital – mas não tanto tempo do que levaria fora dele. Conteúdo de qualidade é a palavra-chave para engajar o seu público. Disponha de todas as informações que o seu público precisa sobre a sua empresa, marca, produtos ou serviços. Crie estrategicamente conteúdo relevante e integrado com o seu site e os demais meios que o utiliza.

Entregue informações úteis com regularidade e através de diferentes formatos. Não há presença digital sem informação relevante para o seu público. Caso não tenha tempo ou conhecimentos sobre como produzir conteúdo ou sobre como aproveitar o Marketing de Influência para propagar as suas ideias e a sua marca, adquira novos saberes através de consultoria – que é a minha especialidade.

Ter um negócio digital é gratificante, pois trata-se de um segmento que muda constantemente e oferece oportunidades tanto para o pequeno empreendedor como para grandes marcas. Não há receita fácil ou única: é importante pesquisar e inovar a todo momento.


Paty Scaringella

Digital Influencer

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