Com a retomada das atividades, a economia de Barueri voltou a aquecer, após o período de restrições por conta da pandemia. O mês de abril e maio, até o momento, respondem por 90% do total de vagas abertas desde o início do ano. Foram cerca de 700 novos postos de trabalho em 2021. Os dados foram levantados pela administração municipal, a pedido da reportagem.
A expectativa da gestão é de que o crescimento aconteça a médio prazo. Como medidas para driblar a crise, está a implementação do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) em Barueri, onde foram realizadas capacitações aos Micro e Pequenos empresários com temas específicos (Jornada Empreendedora, Gestão Financeira em Tempos de Crise, Vendas e Marketing Digital, Vendas para o Poder Público e Jornada de Negócios) e também para as Pessoas Físicas que desejam abrir seu próprio negócio (Empreendedorismo, Marketing, Finanças, Ideia de Negócios e Formalização).Potência
O município possui 35.869 empresas, sendo que 11.571 estão instaladas em Alphaville, ou seja, 32% do geral. As empresas do setor de prestação de serviços são maioria: 19.552.
Incentivo fiscal
Entre os incentivos oferecidos pela prefeitura para a instalação de empresas, menor alíquota de ISS (cerca de 2%) e IPTU da região, qualificação de mão de obra através de ensino técnico ministrado pela FIEB , além de outros. Neste mês, a rede varejista Shopping da Utilidade chegou à cidade e abriu 90 vagas de emprego formal.
Leia Também
Receita paga lote da malha fina de novembro
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente
Veja como vai funcionar devolução do Pix em caso de golpe
Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro
Preço do material escolar pode variar mais de 40% em lojas que atendem Alphaville
Barueri se destaca e é a quarta cidade que mais gerou empregos formais em SP