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Empresa de Alphaville cria sistemas para impedir roubos a cargas de caminhões

Com soluções ligadas à tecnologia para o setor de transporte, TS4 faturou R$ 40 milhões

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16 Dec 2022 - 12h07 Betsul; Gláucia Arboleya; Graziela Costa; Paulo Talarico; Renato Ishikawa; Samara Najjar; Tom Coelho   atualizado em 04/11/2025 às 10h38
Tarcísio Caddah, Enrico e Luiz. (Foto: Divulgação)

Depois de sentir na pele os prejuízos por conta do aumento do roubo de cargas no país, os empresários Enrico Rebuzzi e Luiz Henrique Nascimento, fundadores do maior operador logístico de e-commerce no Brasil, a Direct Express/ Directlog, perceberam uma nova oportunidade de negócios e decidiram investir, em 2017, em soluções para a melhoria da segurança na área.

Em conjunto com um terceiro sócio, Marcílio Machado, Consultor de TI e Engenheiro graduado pelo ITA, criaram a T4S Tecnologia (www.t4stecnologia.com. br), no Alphaville Industrial, em Barueri, um modelo de negócio ligado à tecnologia para o setor de transporte.

A aposta foi certeira. A empresa, que começou como uma startup, hoje atende clientes como FedEx, JSL e a P&G, e faturou, em 2021, R$40 milhões com um portfólio de aproximadamente 1.500 corporações.

O foco T4S é oferecer soluções inovadoras, como é o caso do Imobilizador T4S, um pequeno e camuflado atuador sem fio que fica escondido no veículo e bloqueia automaticamente o caminhão em caso de utilização de jammer, conhecido também como capetinha, vandalismo e desvio de rota.

Desde que a empresa foi fundada, já foram mais de 227 salvamentos de cargas e 234 salvamentos de veículos. Desde que a empresa foi fundada, já foram mais de 227 salvamentos de cargas e 234 salvamentos de veículos.

Salvamentos

Em consequência do crescimento do setor de agronegócio no Brasil, o volume de fretes do acabou registrando crescimento de 33,2% no primeiro semestre deste ano no comparativo com 2021, segundo a Fetebras. O transporte rodoviário de cargas no agro movimenta R$63 bilhões anualmente em oito milhões de viagens. E justamente por ser um setor tão lucrativo, ele acaba se tornando um alvo perfeito para os criminosos especializados no roubo de cargas de caminhões.

"Geralmente, quando há preocupação de um possível risco de desabastecimento, como o que aconteceu com os fertilizantes, os produtores tendem a aumentar seus pedidos de modo a minimizarem prejuízos decorrentes de uma possível falta de estoque. Como esse tipo de produto é uma carga bastante visada, as estatísticas de roubo a cargas tendem a aumentar drasticamente" - explica Luiz Henrique Nascimento, diretor comercial da T4S Tecnologia.

Em outubro, o Imobilizador T4S registrou o maior salvamento da história do atuador. O sistema detectou Jammer e bloqueou automaticamente o veículo na rodovia. O veículo em questão era de um cliente da T4S da área farmacêutica, e estava com uma carga avaliada em R$ 6 milhões. O motorista, o veículo e a carga ficaram intactos. Com o objetivo de proteger a carga no interior do baú, a T4S criou a Blindagem Elétrica, que são painéis de alta resistência contra perfurações e cortes, que são energizados caso aconteça tentativas de arrombamento. Quando o criminoso tenta roubar a carga do caminhão, ele recebe um choque não-letal.

Prejuízos

Só no ano passado, esse tipo de crime gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 1,2 bilhão, de acordo com a Associação Nacional de Transportes de Cargas e Logística (NTC&Logística). O Sudeste é a região do Brasil que mais sofreu com o roubo de cargas, sendo que 82% dos incidentes aconteceram na região. Óleo de soja, açúcar e milho foram os itens mais roubados, aponta a empresa Pamcary.

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