Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Nesta quinta-feira (30), a Receita Federal realizará o pagamento de R$ 762,9 milhões a cerca de 358 mil contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram sua situação fiscal. Este montante faz parte de mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física.
Os valores serão depositados diretamente na conta informada pelos contribuintes em suas declarações de Imposto de Renda. O grupo contemplado abrange um total de 358.737 declarantes de anos anteriores, distribuídos em diversas categorias.
Entre os beneficiários, 5.774 são indivíduos com mais de 80 anos, 58.060 têm entre 60 e 79 anos, 6.654 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave, e 14.863 têm o magistério como principal fonte de renda.
Além disso, 129.019 contribuintes sem prioridade legal receberão nesta remessa, pois optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição por meio do sistema Pix. O lote também inclui 144.367 contribuintes não prioritários.
A consulta aos beneficiários foi disponibilizada no dia 22 através da página da Receita Federal na internet. Os contribuintes podem verificar se estão incluídos no lote acessando a opção "Meu Imposto de Renda" e clicando em "Consultar a Restituição". A consulta também pode ser realizada por meio do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Para aqueles que não constam na lista de beneficiários, é recomendável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), verificar o extrato da declaração e, se necessário, enviar uma declaração retificadora, aguardando os próximos lotes da malha fina.
Em casos onde a restituição não é depositada na conta informada devido a motivos como conta desativada, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão tem a opção de agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, utilizando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).
Em caso de não resgate do valor após um ano, o contribuinte pode requerer a restituição no Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos", clicando em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Leia Também
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente
Quatro cidades da região se destacam entre as 50 campeãs de emprego
Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
Barueri está entre as dez cidades mais competitivas do país, revela ranking
Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras
Receita libera consulta a quarto lote de restituição do IR
Golpe do PIX: Após um mês da prisão de funcionário hacker de Alphaville, BMP recupera R$270 milhões
Brasileiro tem, em média, 70% da sua renda comprometida, segundo Serasa Experian