Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A pandemia trouxe desafios financeiros significativos para empresários, especialmente para aqueles de menor porte, microempresas e IPPs. Com o fim da carência dada por instituições financeiros, muitos enfrentam a difícil tarefa de quitar as dívidas acumuladas durante esse período desafiador. A realidade, agora representada pela chegada das contas, revela um cenário complexo.
Um estudo da Serasa Experian apontou que os pedidos de recuperação judicial crescem 105,2% em 1 ano e MPEs são as mais impactadas. Ao mesmo tempo, a demanda por falência dos negócios também cresceu, totalizando 121 pedidos em maio deste ano, em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Para o tributarista e especialista em recuperação judicial, o advogado Marcos Pelozato Henrique, que tem escritório em Alphaville, o processo surge como uma solução viável, proporcionando não apenas uma nova carência, mas também taxas de juros mais acessíveis, permitindo uma reorganização equilibrada. "Existe um estigma associado à recuperação judicial, uma resistência cultural até, de que empresários que optam pelo processo estão falidos, mas essa visão é equivocada". Porém, em sua opinião, a recuperação judicial não deve ser a última alternativa, já que é uma estratégia eficaz se for procurada já no início dos problemas. "Se demora a usar essa opção, muitas vezes o empresário já chegou num grau de deterioração muito grande que pode inviabilizar o acesso à recuperação, que permite uma oportunidade de renegociar, evitar prejuízos maiores e preservar o sonho empreendedor", explica.
Desmistificação
Em seu escritório, Marcos diz que demistifica a busca por apoio neste momento, e incentiva empresários a encararem a realidade de forma pragmática. "Acolhemos este empreendedor que busca por ajuda legal e também que necessita muitas vezes de apoio psicológico, já que as perdas financeiras impactam não apenas o negócio, mas também nas relações familiares, sustento pessoal e o bem-estar da equipe".
Marcos ressalta que em quase sua totalidade, quem busca pelo sistema não só se recupera, mas também consegue se reestruturar e volta a gerar lucro.
Livro
Recentemente, Marcos Pelozato lançou o livro "Recupere sua empresa" (editora Figurati), que tem como objetivo disseminar o conhecimento da recuperação judicial e ajudar empresários e investidores a entenderem melhor o processo e suas possibilidades de reestruturação. "É importante o conhecimento para evitar que as empresas fechem as portas sem antes tentar uma segunda oportunidade levando esperança de uma nova fase, muito mais segura e estruturada". Mais informações pelo Instagram.
Leia Também
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente
Quatro cidades da região se destacam entre as 50 campeãs de emprego
Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
Barueri está entre as dez cidades mais competitivas do país, revela ranking
Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras
Receita libera consulta a quarto lote de restituição do IR
Golpe do PIX: Após um mês da prisão de funcionário hacker de Alphaville, BMP recupera R$270 milhões
Brasileiro tem, em média, 70% da sua renda comprometida, segundo Serasa Experian