Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O Banco Central do Brasil anunciou que, a partir de abril, chaves PIX associadas a CPFs e CNPJs irregulares na Receita Federal serão excluídas. A medida tem como principal objetivo aumentar a segurança do sistema e evitar fraudes. Segundo a instituição, aproximadamente 8 milhões de chaves vinculadas a CPFs irregulares e 1,7 milhão de CNPJs em situação irregular serão afetadas, totalizando quase 10 milhões de chaves excluídas.
A decisão busca impedir que golpistas utilizem nomes de empresas, bancos ou serviços conhecidos para associá-los a CPFs ou CNPJs falsos e aplicar golpes.
Apesar da exclusão de chaves irregulares, o Banco Central reforçou que a medida não tem relação com o pagamento de tributos. Ou seja, chaves PIX não serão canceladas por inadimplência fiscal.
Instabilidades no PIX
Nos últimos meses, o sistema PIX enfrentou instabilidades frequentes, registrando falhas em diferentes bancos por duas semanas consecutivas. No entanto, o Banco Central garantiu que a plataforma continua operando normalmente e está preparada para lidar com a alta demanda.
"O ecossistema do PIX é robusto e resiliente, inclusive em períodos de demanda mais elevada. As equipes de manutenção trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo domingos e feriados", informou a instituição.
Recentemente, o PIX por aproximação foi implementado, permitindo pagamentos apenas com a aproximação do celular na máquina do lojista, sem a necessidade de QR Code. O recurso estreou no Carnaval e tem sido bem recebido pelos usuários.
Leia Também
Black Friday agita o Shopping Tamboré com desconto médio de 70% e expectativa de público recorde
Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada pelo presidente
Quatro cidades da região se destacam entre as 50 campeãs de emprego
Pix: novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
Barueri está entre as dez cidades mais competitivas do país, revela ranking
Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras
Receita libera consulta a quarto lote de restituição do IR
Golpe do PIX: Após um mês da prisão de funcionário hacker de Alphaville, BMP recupera R$270 milhões
Brasileiro tem, em média, 70% da sua renda comprometida, segundo Serasa Experian