Neste final de semana, acontece a primeira etapa do Enem 2021. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, sendo que no primeiro fim de semana os participantes devem responder a 45 questões das disciplinas de Linguagens, 45 questões de Ciências Humanas e escrever a redação dissertativa-argumentativa. Já no segundo fim de semana, serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.
Para auxiliar os mais de 3 milhões de inscritos, confira cinco dicas para essa reta final.
1 - Tenha uma alimentação saudável antes da prova
Para uma boa experiência de prova, os estudantes devem ter cuidados também com a saúde e o conforto. Segundo Maira Piovezana, diretora de ensino, "é importante que os participantes tenham uma alimentação saudável e regrada e que eles não arrisquem alimentos novos um dia antes da prova para que não haja nenhum desconforto ou mal-estar durante o exame. No dia, usem roupas leves, confortáveis para realmente ter esse conforto e cuidar dessa saúde e bem estar corporal."
2 – Separe as informações e itens essenciais com antecedência
Maira também orienta que os jovens tenham em mãos o local da prova e o cartão de confirmação, antecipadamente, e que já tenham separado, com certa antecedência, a caneta esferográfica transparente preta, necessária para a realização do exame. Ela ainda relembra o fato de os estudantes não poderem esquecer a máscara de proteção contra a COVID-19.
3 – Tenha dias tranquilos antes da prova
Nos dias que antecedem o exame, Cláudio Falcão, Diretor do Sistema de Ensino pH, sugere que os participantes diminuam o ritmo e busquem aprender de forma mais tranquila, sem a pressão da revisão de última hora. "Nesse momento, eles devem estudar de uma forma mais transversal. Há filmes, séries e vídeos que dão repertório cultural, que estão ligados aos conteúdos das áreas de humanas e linguagens, e que são uma alternativa para um estudo mais agradável e que cause menos estresse.
4 - Não deixe que inseguranças te causem ansiedade
Há quem, ainda que tenha se dedicado ao longo de um ano ou até mais, se sinta inseguro e com medo no dia da prova. Segundo Lucas Seco, diretor do Colégio Anglo , é necessário que a autoconfiança nesses momentos prevaleça, já que a ansiedade pode impactar negativamente no desempenho. O ideal é que o estudante mantenha a calma e lembre que está preparado para a prova.
5 - No dia da prova, esteja atento às necessidades do corpo
Um fator de dificuldade em exames longos como o Enem é o cansaço. Sabendo disso, explica o diretor, é importante que, ao realizar a prova, o estudante se hidrate, faça pausas para ir ao banheiro e se alimentar. Parte do tempo da prova deve ser destinado ao cuidado com o próprio corpo para evitar qualquer problema físico que o prejudique.
Leia Também
Vestibular das Fatecs abre inscrições no dia 15; há vagas em Barueri e Santana de Parnaíba
Fuvest abre inscrições para o vestibular
Santander oferece mil bolsas gratuitas de espanhol
Plataforma Toda Matéria abre inscrições para Prêmio Professor do Ano 2025, vencedor ganhará eletrôni
Governo de SP oferece oferece 3.500 vagas em cursos profissionalizantes
Sistema de Ensino Objetivo abre inscrições gratuitas para 'Simulado do Enem'
UNIP Alphaville está com inscrições abertas para vestibular do 2º semestre e oferece descontos
Prefeitura de Santana de Parnaíba abre vagas para oficina sobre conteúdo e arte digital
CIEE oferece mais de 40 cursos gratuitos de férias