A MPD Engenharia, construtora e incorporadora com mais de 40 anos de atuações nos mercados de médio e alto padrão, tem otimizado processos e impulsionado resultados, transformando a forma como se relaciona com seus clientes e alcançando maior lucratividade, redução de custos e uma experiência aprimorada para o consumidor.
Nesse movimento, a companhia estabeleceu conexões estratégicas por meio do Cubo Itaú, maior hub de inovação e empreendedorismo tecnológico da América Latina, potencializando o acesso a soluções escaláveis e colaborativas para o setor.
De acordo com a empresa, um dos principais desafios enfrentados pela equipe estava no atendimento inicial aos leads, que era realizado de forma manual, sem escala e com possibilidades limitadas de padronização. "Como esse momento é crucial para a percepção de valor do cliente, aprimorar esse processo representa uma grande oportunidade de fortalecer o relacionamento desde o primeiro contato", ressaltou a construtora.
Corretores
Além disso, a alta rotatividade de corretores autônomos destacava a importância de fortalecer a padronização do discurso comercial. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na prospecção de clientes, apresentação técnica dos empreendimentos, explicação de conceitos arquitetônicos, diferenciais de acabamento e sustentabilidade, além de simulações de financiamentos e interpretação de contratos. "Essa multiplicidade de tarefas gerava sobrecarga e comprometia tanto a agilidade quanto a consistência na comunicação com o cliente".
A companhia redesenhou o processo com a adoção da IARA – Inteligência Artificial de Rápido Atendimento, baseada em tecnologia generativa, desde o atendimento inicial, passando pela organização das informações, até a liberação dos corretores para se concentrarem na negociação, personalização e construção de vínculo com o cliente.
Para garantir essa eficiência a empresa fez uma parceria com a startup Morada.ai, fortalecida no Cubo Itaú, que trouxe um chatbot com resposta em cinco segundos.
Chatbot
"Nossa proposta no Cubo é exatamente essa: conectar desafios reais de grandes empresas com soluções tecnológicas escaláveis. Esse case da MPD com a Morada.ai é um exemplo claro de como a inovação aberta pode gerar resultados concretos, otimizando processos e melhorando a experiência do consumidor", destaca Filipe Guimarães, Head de Corporates e Customer Experience do Cubo Itaú.
Os resultados da implementação desta solução impactaram diretamente os processos de atendimento, qualificação de leads e performance de campanhas.
Na visão de marketing, houve um aumento de 15% na qualificação dos leads gerados durante os lançamentos, com perfis mais aderentes ao produto e maior probabilidade de conversão.
Além disso, o tempo entre o primeiro contato do cliente e a fase de negociação com o corretor também foi reduzido em 25%, resultado do atendimento ágil, do esclarecimento imediato de dúvidas e do fornecimento estruturado de informações relevantes desde o início da jornada.
Outra aplicação estratégica da IA pela MPD Engenharia é o uso da plataforma ZA2 no formato de inteligência de mercado.
Monitoramento x resultados
A empresa passou a monitorar o comportamento de busca e interesse de corretores e imobiliárias em todo o Brasil. Essa análise permitiu identificar padrões, demandas regionais e produtos semelhantes, fornecendo dados reais para alimentar decisões sobre campanhas, posicionamento e oportunidades de negócio, superando a dependência de percepções.
A eficiência na produção e distribuição de conteúdo foi significativamente aprimorada: o uso de IA generativa permitiu otimizar em até 60% o tempo de produção de peças e conteúdos, tornando o processo mais ágil e possibilitando um maior volume de testes e variações criativas durante a fase de captação.
Em campanhas digitais, observou-se uma redução de até 15% nos custos com mídia, com melhor direcionamento por comportamento e maior uso de públicos semelhantes (lookalike), baseados nos dados reais da base de compradores.
"Os investimentos da MPD Engenharia demonstram seu compromisso com o capital humano e a crença de que a inovação é um esforço coletivo. Estamos construindo um futuro mais inovador e colaborativo para a construção civil, evidenciando que a inovação não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre pessoas, melhorando a qualidade e fornecendo ferramentas que facilitam o dia a dia", enfatiza Débora Bertini, diretora geral de incorporação e vendas da MPD Engenharia.
Leia Também
Governo de SP lança concurso para auditor fiscal do Estado, com salário de R$ 21 mil
Lexus abre maior concessionária do país em Alphaville com conceito de luxo automotivo e experiência
Gigante de piscinas pré-fabricadas, iGUi abre unidade em Alphaville
Equinix, sediada em Alphaville, faz parceria com a F5 para acelerar infraestrutura crítica para IA
Com sede em Alphaville, Azul encerra operação em 14 cidades
GTPW chega a sua 11ª edição com 45 companhias premiadas como as Melhores Empresas para trabalhar Bar
Após dez anos em Alphaville, Grupo Bradesco Seguros muda sede para Avenida Paulista
Acelerador Experience reúne empresários, como Roberto Justus, em Alphaville para imersão estratégica
Santander abre Programa de Trainee 2026 com salários de até R$9,2 mil