Embora seja uma das partes mais utilizadas da casa, a área de serviço costuma ser deixada para segundo plano durante as reformas. Mas ela pode _e deve_ ser bonita e funcional.
A primeira coisa a ser considerada é o tamanho do espaço e o uso que se fará dele. Um exemplo é a quantidade de varais e de eletrodomésticos que serão necessários, assim como objetos como escadas e tábuas de passar. Também é preciso avaliar as dimensões e as exigências de funcionamento de cada item. "É fundamental identificar a disponibilidade dos pontos de água, esgoto, elétricos e de gás", diz a arquiteta Fernanda Takadachi, da Triarq Studio Arquitetura.
Os revestimentos precisam ser resistentes ao contato constante com a água. "Para paredes e piso, recomendo utilizar porcelanato ou cerâmica", indica Ana Paula Briza, também da Triarq. "Para o chão, opto por especificar modelos antiderrapantes para evitar acidentes", aconselha.
Justamente por se tratar de uma área úmida, os móveis não devem estar apoiados diretamente sobre o piso. Opte pela instalação suspensa ou em uma base de alvenaria. As arquitetas sempre incluem um armário vertical para vassouras e rodos e, para produtos, armários fechados que inibem o acesso de crianças.
Por fim, garantir a circulação de ar e o isolamento da cozinha protegerão as roupas de maus odores quando elas estiverem secando. Para isso, certifique-se de que os varais estarão próximos a uma janela e que, embora perto do fogão, a lavanderia esteja separada por um nicho ou por
divisórias.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade