Cimento queimado, concreto aparente e tijolos geram dúvidas, mas algumas dicas ajudam a aplicar esses materiais _muito usados em projetos mais rústicos e industriais.
Cimento
Em áreas grandes, deixe juntas para evitar rachaduras. É possível aplicá-lo em cores diferentes e em paredes. No teto, pede simplicidade e unidade. "Nada muito pesado e adornado, como grandes lustres ou luminárias com muitas cores", aconselha o arquiteto Bruno Moraes. Não use ao redor de piscinas. Com aplicação mais limpa, porcelanatos imitam o acabamento.
Concreto
"Caso já exista uma laje ou pilar do material, basta lixar, tirando a pintura e a massa corrida até chegar ao concreto bruto", diz Moraes. Depois, aplique uma seladora incolor e fosca. Para texturas que imitam o material, siga as instruções do fabricante. Evite combinar com tons muito escuros. Madeira, metal, tijolo e certas pedras e mármores ficam bem com concreto e cimento.
Tijolo
O de barro deve ser evitado em áreas molhadas e expostas a batidas ou umidade, já que pode perder a cor, "esfarelar" e absorver água. Combine com madeira, cimento, metal, alguns porcelanatos e cores claras. Há revestimentos que imitam paredes descascadas.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
Alphaville se firma como um dos polos empresariais mais promissores da Grande SP
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade