O Custo Unitário Básico (CUB) da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou alta de 0,16% em março, na comparação com o mês anterior. O dado é do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado na atualização financeira dos contratos de obras.
Em março, os custos médios das construtoras com materiais de construção subiram 0,45%, enquanto os custos com mão de obra e os custos administrativos (salários dos engenheiros), assim como no mês anterior, não sofreram variação. Nos três primeiros meses do ano, a variação acumula-da do CUB atingiu 0,99% e em 12 meses, 3,60%.
O CUB representativo da construção paulista (R8-N) ficou em R$1.386,15 por metro quadrado em março. Nas obras incluídas na desoneração da folha de pagamentos, a alta do CUB foi de 0,18% em março, comparado a fevereiro. No primeiro trimestre, acumulou alta de 1,07%. Em 12 meses, a elevação foi de 3,78%. O custo médio da construção paulista no mês subiu para R$ 1.286,71 por metro quadrado. No terceiro mês do ano, os custos com os materiais se elevaram em 0,45%, enquanto os custos com a mão de obra e os administrativos permaneceram estáveis como no último levantamento mensal.
INSUMOS
Em março, os custos de três dos 27 materiais de construção pesquisados registraram elevação superior ao IGP-M (1,26%): areia média lavada (8,67%), brita (2,38%) e vidro liso transparente 4mm com massa (1,56%) Em doze meses, os materiais que mais subiram acima do IGP-M (8,27%) foram o aço CA-50 Ø 10 mm (13,58%), a areia média lavada (13,02%), e o saco de 50 kg de cimento (9,54%).
Leia Também
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade
Plano&Plano lança NID Alphaville e promete equilíbrio entre o urbano e o natural
Infraestrutura e segurança consolidam Alphaville como referência em imóveis de alto padrão
Barueri liderou os lançamentos imobiliários em valores de 2024
Construlab inaugura filial em Alphaville com soluções digitais para a construção civil
Governo Federal vai financiar imóveis para a classe média
MPD é a 3º maior construtora do Brasil segundo ranking
Rentabilidade de imóveis ultrapassa 19% ao ano nas capitais, aponta estudo
Alphaville atrai famílias e investidores que buscam qualidade de vida e infraestrutura completa