Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
No dia 6 de outubro, quando acontece o primeiro turno das Eleições 2024, 30 mil eleitores de Alphaville devem ir às urnas para escolherem seus candidatos a prefeitos e vereadores de Barueri e Santana de Parnaíba. Os votantes estão divididos nas cidades citadas em 17 mil e 13 mil, respectivamente.
A reportagem analisou os locais de votação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e considerou os dados de quatro unidades que estão na região. O maior colégio eleitoral é a Unip (Universidade Paulista), em Santana de Parnaíba, que concentra 11 mil eleitores. Ainda em Parnaíba, o Colégio Max Santana tem outros 1.3 mil cadastrados. Já em Barueri, a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) soma 9 mil eleitores, enquanto há 7 mil do Colégio Mackenzie.
Apesar dos eleitores serem encaminhados para votar perto dos locais onde residem, há casos de quem pode votar fora da região, por ter se mudado recentemente, por exemplo. Ou seja, pode haver ainda mais votantes.
Perfil do eleitorado
O perfil do eleitorado do bairro conta com a maioria composta por mulheres, por pessoas com mais de 45 anos e com ensino superior. Entre os moradores de Alphaville que podem ir às urnas, quase metade tem mais de 45 anos. São 7.560 que possuem idades entre 45 e 59, e outros 7.374 com mais de 60 anos. Em contrapartida, o eleitorado mais jovem da região, com idade até 24 anos, corresponde a 9,6%. Seis em cada dez eleitores possuem ensino superior completo ou incompleto, de acordo com o TSE.
Leia Também
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade
Plano&Plano lança NID Alphaville e promete equilíbrio entre o urbano e o natural
Infraestrutura e segurança consolidam Alphaville como referência em imóveis de alto padrão
Barueri liderou os lançamentos imobiliários em valores de 2024
Construlab inaugura filial em Alphaville com soluções digitais para a construção civil
Governo Federal vai financiar imóveis para a classe média
MPD é a 3º maior construtora do Brasil segundo ranking
Rentabilidade de imóveis ultrapassa 19% ao ano nas capitais, aponta estudo
Alphaville atrai famílias e investidores que buscam qualidade de vida e infraestrutura completa