Entre as diversas características atribuídas a Alphaville, uma das principais é sua força econômica. O bairro consolidou-se ao longo das últimas décadas como um dos polos empresariais mais promissores da Região Metropolitana de SP. Hoje, além de abrigar várias companhias de diferentes portes e setores, Alphaville também se tornou referência para marcas nacionais e internacionais que buscam unir qualidade de vida, proximidade da capital e um ambiente favorável para negócios.
De acordo com dados disponibilizados pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, a cidade conta com cerca de 30 mil empresas. Desse total, 6.388 estão localizadas em Alphaville, ou seja, aproximadamente 21%. Em Barueri, o cenário também é de crescimento no número de empresas.
Segundo Dados do Painel de Registro de Empresas, plataforma disponibilizada pelo Governo Federal, atualmente, a cidade conta com mais de 73 mil empresas ativas. Além disso, só neste ano, 1.395 empresas foram abertas até agosto no município barueriense, enquanto em Santana de Parnaíba este número chegou a 470 em 2025. Os dados foram levantados pela reportagem nesta quarta-feira (24), às 14h.
Chegadas de novas marcas
Ano após ano, Alphaville continua a despertar o interesse de empresas e grandes marcas, que veem na região um ambiente estratégico para expansão. O potencial de consumo aliado à infraestrutura completa, à segurança e à localização privilegiada, próximo à capital e às principais rodovias, reforça a confiança no crescimento do bairro.
Prova disso é que, somente em 2025, chegaram ao bairro marcas de peso como Lexus, Fogo de Chão e iGUi, ampliando a diversidade de serviços e reforçando a imagem de Alphaville como um polo de negócios cada vez mais atrativo.
Outros nomes, como Awto, Mambo, Multilog, Justo Supermercados, Positivo Tecnologia, by Kamy, Paylivre, Housi, Duckbill Cookies, Energy Brasil, Wine, ALE, Sushi Nouveau, Instituto Liebe, Instituto do Peso, Movement, Omo, Grand Brasil Alphaville e Ford Sinal Alphaville já marcam presença na região.
Leia Também
Educação bilíngue ganha força e amplia busca por formação global
Escolas de Alphaville incorporam inteligência artificial como aliada do aprendizado
De olho em 2026, escolas de Alphaville iniciam temporada de matrículas
Construtoras projetam 2026 promissor para o mercado imobiliário de Alphaville
Preço do aluguel em Barueri sobe 0,11% em setembro, segundo FipeZAP
Alphaville celebra 52 anos com valorização imobiliária em alta
Um polo de saúde para chamar de nosso
A história da Folha de Alphaville: 22 anos de compromisso com a informação e a comunidade
Plano&Plano lança NID Alphaville e promete equilíbrio entre o urbano e o natural