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Com início da entrega do Imposto de Renda 2024, que pode ser feita até o dia 31 de maio, proprietários e inquilinos de imóveis devem ficar atentos na hora de fazer a declaração.
Segundo Paulo Santos, gerente financeiro de Locação da Lello Imóveis, as principais dúvidas são relacionadas à declaração do valor do aluguel recebido e o preenchimento dos campos de valores pagos à imobiliária.Ele destacou que proprietários de imóveis alugados devem informar o valor do aluguel recebido, mas excluindo a taxa de administração, caso o contrato seja administrado por uma imobiliária, a qual não pode ser declarada, em hipótese alguma, como fonte pagadora dos aluguéis.
Inquilinos
Em relação aos inquilinos, deve ser informado apenas o valor da locação pago ao longo do ano. Ainda que estejam incluídas no contrato de locação as despesas relativas a encargos, como condomínio, IPTU e seguro contra incêndio, não devem constar na declaração.
Ao informar o total dos aluguéis pagos, os locatários devem utilizar a ficha "Pagamentos Efetuados". Ainda neste mesmo campo, é necessário informar apenas o nome e o CPF ou CNPJ do proprietário, sem incluir neste campo os dados da imobiliária.
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