Covid-19

LEITOS PARA COVID-19 NO INTERIOR DO MA ULTRAPASSAM 80% DE OCUPAÇÃO

Com o aumento de casos do novo coronavírus no interior do Maranhão a taxa de ocupação dos leitos nas cidades… [ ]

3 de junho de 2020

Foto Ilustração: Internet

Com o aumento de casos do novo coronavírus no interior do Maranhão a taxa de ocupação dos leitos nas cidades maranhenses vem tendo alta crescente. Leitos clínicos e de UTI superaram a casa de 80% e a região se aproxima de um colapso nas duas especialidades.

Os leitos de UTI, que atende pacientes em estado grave da Covid-19, a taxa de ocupação é de 80,85%. São 114 ocupados e apenas 27 disponíveis. Quando se trata de leitos clínicos a situação ainda é pior. Dos 412 leitos apenas 51 estão livre. A especificidade para atender pacientes em estado moderado tem 87,62% de ocupação.

A Grande São Luís, que é considerada epicentro da doença no Maranhão, teve diminuição de seus números, mas as UTIs ainda não caíram o suficiente e são uma preocupação: taxa de 96,25%, com apenas 9 dos 240 disponíveis na rede estadual.

O leitos cínicos tiveram uma grande oferta recente e tem taxa baixa: 29,39%. São 752 leitos na rede estadual da Ilha e 221 estão ocupados.

Segunda maior cidade do Maranhão e com alta vertiginosa de casos nos últimos dias, Imperatriz também tem dados alarmantes. A taxa de ocupação de leitos clínicos é de 93,83%, com apenas cinco livres dos 81 que a cidade possui na rede estadual.

Em relação aos leitos de UTI na cidade de Imperatriz a taxa de ocupação é de 85,19%. Dos 54 da rede estadual apenas oito estão livres.Os dados desta reportagem foram fornecidos pela Secretaria Estadual de Saúde na noite desta terça-feira (2) e um novo boletim será divulgado nesta quarta (3).

O Maranhão passou da marca dos mil mortos por Covid-19 ao registrar 1.028 em boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na noite desta terça-feira (2). Os dados da secretaria mostram que o estado tem 38.174 casos confirmados e 12.741 curados da doença.

Em Pinheiro, na baixada maranhense, o prefeito Luciano (PP) tem investido fortemente para a implantação de leitos de UTI no hospital Antenor Abreu.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!