Chuvas

MARANHÃO TERÁ MAIS CHUVAS INTENSAS, PREVÊ METEOROLOGIA

O mês de março foi marcado por chuvas intensas em todo o Maranhão e o cenário deve permanecer o mesmo… [ ]

12 de abril de 2022

O mês de março foi marcado por chuvas intensas em todo o Maranhão e o cenário deve permanecer o mesmo para este mês de abril. É o que alerta boletim divulgado pelo Núcleo de Meteorologia Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Segundo o levantamento, a região norte do estado é a que será mais atingida pelas chuvas intensas.

O boletim mostra que nas regiões centro e norte choveu um pouco mais que no sul. Os meteorologistas concluíram que março foi um mês com chuvas acima da média climatológica, em torno de 50% a mais. Já na região central do Estado, esse volume ficou em torno da média climatológica; e na região sul, um pouco abaixo da média.

As fortes chuvas atingiram diversos municípios e a região norte é a que vive o maior pico do período, porém, os temporais têm sido frequentes em todo o estado. De acordo com o Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão, a partir de dados da Defesa Civil nos municípios, totalizam 35 cidades que decretaram estado de calamidade pública, por conta das intensas chuvas.

Em Trizidela do Vale, o nível do rio Mearim subiu e 426 famílias estão em abrigos públicos. No município de Pinheiro, o rio Pericumã transbordou e um imenso lago isolou fazendas de criação de búfalos. Em São Luís, as chuvas dos últimos dias provocaram alagamentos em avenidas de vários bairros.

Segundo o núcleo de meteorologia da UEMA, as chuvas continuarão intensas, principalmente, nas cidades que da região do centro-norte. As previsões para este mês de abril na parte norte, é de chuvas acima da média climatológica – 430 milímetros; na região central, devem ficar em torno de da média histórica; e na região sul, um pouco abaixo da média climatológica.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!