Medidas

PARÁ ANUNCIA LOCKDOWN EM REGIÃO DO ESTADO APÓS CASOS DE VARIANTE DO VÍRUS

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou hoje que a região do Baixo Amazonas e Calha Norte entrará em… [ ]

30 de janeiro de 2021

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou hoje que a região do Baixo Amazonas e Calha Norte entrará em lockdown por causa da identificação de dois casos da variante de Manaus do novo coronavirus na cidade de Santarém (PA).

A medida valerá a partir das 0h de segunda-feira (1º). A região faz divisa com Amazonas, que enfrentou um colapso no sistema de saúde diante do aumento de casos de covid-19 na última semana. Uma variante, que foi identificada primeiro em Manaus e se tornou predominante no estado amazonense, é apontada como responsável pela explosão da doença diante de um maior potencial de transmissibilidade.

“Pessoal, estamos mudando o bandeiramento da região do Baixo Amazonas e Calha Norte para preto, o que significa lockdown para apenas essa região”, escreveu Helder Barbalho, que ainda gravou um vídeo explicando a medida.

“Foi identificada a presença da nova cepa do coronavírus nesta região, além disto o aumento da procura por leitos clínicos e de UTI para pacientes de covid nos trazem severas preocupações da capacidade do sistema de atender a todos. Por essa razão, estaremos mudando o bandeiramento para preto, lockdown. Isso é necessário para salvar a vida da nossa população e evitar a proliferação do vírus e consequentemente que o problema se agrave, o que pode levar a óbito vário.

Ontem, Helder Barbalho já havia confirmado dois casos de infecções pela variante do Amazonas do coronavírus do estado. A linhagem foi identificada em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos, ambos na cidade de Santarém.

“Pessoal, lamento informar que foram confirmados dois casos da nova cepa, aqui no Pará. A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas. A variante que circula no Amazonas foi identificada em: um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos de idade, no município de Santarém.”, publicou Helder Barbalho em seu perfil nas redes sociais.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!