Os presidentes das Câmaras Municipais encerram o mandato do biênio neste fim de ano. No caso de Barueri, o presidente Toninho Furlan (PDT) é cotado para ser reeleito no legislativo, porém a disputa pode ser acirrada para outros cargos da mesa diretora.
Irmão do prefeito Rubens Furlan (PSDB), Toninho já foi presidente em mandatos passados, e a experiência pode ser fundamental na reta final do mandato do prefeito, quando a política municipal deve se acirrar por conta das eleições de 2024. Por enquanto, ele adota o discurso de que dependerá da vontade do plenário.
"A minha reeleição tem que ser uma vontade da maioria dos vereadores, e não um desejo pessoal", afirmou o vereador. "Se os vereadores entenderem que eu devo continuar à frente da Câmara, meu nome certamente estará à disposição".
Nos últimos dois anos, Toninho atuou para a reestruturação do prédio da Câmara, e viu o legislativo entrar em discussões acaloradas por conta da disputa eleitoral. Apesar disso, avalia que manteve "a Casa em harmonia, sem deixar que a polarização política que faz tanto mal ao país contaminasse nosso ambiente, que sempre foi pacífico e de bastante diálogo. E assim pretendemos continuar."
A disputa pelos outros cargos da Casa tendem a ser mais disputados. Dois nomes já declaram na tribuna que buscarão a primeira vice-presidência: Wilson Zuffa (Republicanos) e Levi Jânio (Avante). A votação será na última sessão, em 13 de dezembro.
Leia Também
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância
Nova lei em Barueri mira falsificação de bebidas e reforça fiscalização
Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil prosseguem
Câmara de Santana de Parnaíba aprova receita do município estimada em R$2 bilhões para o próximo ano