Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Políticos que planejam disputar as eleições de 2024 estão agora a um ano das convenções partidárias, que acontecerão entre 20 de julho e 5 de agosto de 2024. Nesse momento, os partidos definirão os nomes que entrarão na corrida eleitoral para os cargos de vereador e prefeito, definindo os governantes dos municípios pelos próximos quatro anos.
Antes das convenções, os políticos precisam articular a aprovação dos partidos, o que deve ser feito antes do prazo final de filiação em abril, seis meses antes das eleições. Novos candidatos têm até esse prazo para se filiar, enquanto os atuais vereadores podem trocar de partido durante a 'janela partidária' em março.
Outra data importante é o dia 6 de outubro deste ano, que representa o limite para quaisquer mudanças na legislação eleitoral, pois qualquer alteração aprovada pelo Congresso deve ocorrer um ano antes do pleito.
Em relação às cidades da região, Barueri e Santana de Parnaíba têm cenários distintos para a disputa das prefeituras. Em Barueri, alguns nomes como o vice-prefeito Beto Piteri e o ex-prefeito Gil Arantes já estão se colocando como possíveis candidatos. Em Santana de Parnaíba, as articulações ainda estão em andamento, com nomes como Marcos Tonho e o ex-deputado Marmo Cezar surgindo como possibilidades. A oposição também não anunciou um candidato.
Barueri e Parnaíba
Quanto às cidades da região, Barueri e Santana de Parnaíba vivem cenários distintos em relação à disputa das prefeituras. No caso barueriense, alguns dos nomes que devem disputar a eleição já têm se colocado.
O prefeito Rubens Furlan (PSB) pretende lançar o vice-prefeito Beto Piteri (PSDB) como candidato à sucessão, enquanto o ex-prefeito Gil Arantes (União Brasil) também deve disputar o pleito. Outros nomes podem surgir até 2024, mas ainda não foram anunciados.
Em Santana de Parnaíba, as articulações ainda não foram definidas. O grupo do ex-prefeito Elvis Cezar (PDT) tem o atual prefeito Marcos Tonho (PDT) e ainda o ex-deputado estadual Marmo Cezar (PDT). Os três são nomes que podem disputar o pleito.
O grupo do pedetista acumula três vitórias consecutivas (duas de Elvis e uma de Tonho) contra o ex-prefeito Silvinho Peccioli (PSD). A oposição também não anunciou um nome para a disputa.
Leia Também
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância
Nova lei em Barueri mira falsificação de bebidas e reforça fiscalização
Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil prosseguem
Câmara de Santana de Parnaíba aprova receita do município estimada em R$2 bilhões para o próximo ano