Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Novos dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) revelam o crescente distanciamento da política em relação aos anseios da juventude, tornando-se predominantemente um espaço para aqueles que já estão inseridos no meio político. Nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, por exemplo, menos de 1% dos filiados às legendas têm menos de 24 anos.
A filiação é o primeiro passo para aqueles que desejam participar da política institucional. Para quem busca se candidatar a um cargo público, como o de vereador, é obrigatório estar inscrito oficialmente em um dos partidos legalmente registrados.
Nas cidades que compõem a região de Alphaville, há atualmente 30 mil pessoas filiadas a partidos políticos, sendo 21 mil em Barueri e aproximadamente 10 mil em Santana de Parnaíba. Sete em cada dez membros possuem idades superiores a 45 anos, e a maioria está filiada às siglas há mais de dez anos.
Na comparação, jovens com menos de 24 anos são apenas 0,8% do total, com 254 militantes nas atuais 32 siglas institucionalizadas.
Entre os partidos que mais atraíram adeptos das novas gerações estão o PSOL, que conta com 49 políticos nessa faixa-etária nas duas cidades, o Avante, com 32 - todos eles em Barueri, e o PSD com 21 membros em Santana de Parnaíba - sendo este último o único com um membro de apenas 17 anos.
Na contramão, o MDB possui uma maioria significativa de filiados com mais de 60 anos, com 62% em Barueri e 53% em Santana de Parnaíba.
Para quem pretende disputar as eleições, o prazo para filiação a um partido político se encerra no início de abril de 2024, ou seja, seis meses antes da votação que ocorrerá em outubro.
12% tem ensino superior completo
Dos que se engajaram para participar da vida política dos partidos em Barueri e Santana de Parnaíba, apenas 12% possuem ensino superior completo. Para efeito de comparação, são 3,7 mil eleitores com formação universitária, enquanto 11 mil têm o ensino fundamental completo e incompleto, mesma quantidade de membros que cursaram o ensino médio. Além disso, cerca de 3 mil se cadastraram com a definição de que apenas sabem ler e escrever, somando-se a essa categoria os considerados analfabetos.
Leia Também
PL suspende atividades partidárias e salário de Bolsonaro
STF encerra processo e Bolsonaro começa cumprir pena na sede da PF por tentativa de golpe
Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença
STF: Moraes e Dino votam para manter prisão preventiva de Bolsonaro
Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília pela Polícia Federal por decisão do STF
Pablo Marçal tem condenação à inelegibilidade revertida em segunda instância
Nova lei em Barueri mira falsificação de bebidas e reforça fiscalização
Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil prosseguem
Câmara de Santana de Parnaíba aprova receita do município estimada em R$2 bilhões para o próximo ano