Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
A volta de Gil Arantes (União) à disputa eleitoral vem se desenhando desde 2020 e surpreendeu inicialmente o meio político barueriense. Ao deixar a prefeitura em 2016, o político anunciou que se afastaria da carreira pública por problemas de saúde, desistindo assim de concorrer à reeleição e abrindo caminho para o retorno de Rubens Furlan (PSB) ao poder.
No entanto, com Furlan reeleito em 2020, o cenário mudou para o ex-gestor. Com três mandatos no currículo, o nome do ex-prefeito é um dos mais conhecidos na cidade. Nos últimos oito anos, Gil manteve o DEM, partido do qual é presidente, na base aliada de Furlan. O DEM se transformou em União Brasil, após fusão com o PSL, e apesar de ter sido cortejado pelo grupo de Furlan, a sigla nunca saiu das mãos de Arantes.
A partir de 2022, o ex-prefeito intensificou as reuniões nos bairros e a busca por aliados para voltar ao páreo. Sem criticar diretamente Furlan, enfatizava a necessidade de melhorias em áreas da cidade, em especial da saúde. Conseguiu pouco a pouco trazer partidos para o projeto, em especial por meio da articulação junto às direções estaduais - por ter sido deputado estadual, Gil manteve um bom vínculo com parlamentares que comandam as legendas.
Essas articulações se intensificaram em 2024, quando vários vereadores começaram a declarar apoio ao político, deixando a Câmara dividida. Montou uma coligação com 10 legendas e reuniu o maior número de candidatos a vereador, superando a base de Furlan.
Fato é que Gil chega à disputa com pesquisas que o indicam com boas chances de retornar ao poder, tendo sua esposa, Silvia Arantes (PL), como candidata à vice-prefeita. Se vencer, repetirá o feito de 2012, quando derrotou Carlos Zicardi, então vice de Furlan.
Leia Também
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
Supremo inicia julgamento histórico, que antecipa movimentação eleitoral
TRE-SP define que Zona Eleitoral de Barueri julgará ação contra Pablo Marçal por uso de laudo falso
STF começa a julgar Bolsonaro por tentativa de golpe a partir de 2 de setembro
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal
Tarcísio é alçado a presidenciável em festa de partido a uma semana de julgamento de Bolsonaro
PF aponta que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano
Exclusiva: MP acata recurso de Gil Arantes e pede cassação do prefeito Piteri e do ex-gestor Furlan
Polícia Federal indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação e faz buscas contra Silas Malafaia