Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Neste domingo (27), os eleitores de Barueri retornam às urnas para participar do segundo turno das eleições municipais. Nesta etapa, será definido o novo prefeito e vice-prefeito, que assumirão a gestão municipal para os próximos quatro anos.
Uma dúvida comum entre os eleitores é se aqueles que não compareceram para votar no primeiro turno estão aptos a participar deste segundo momento. A resposta é sim: segundo a Justiça Eleitoral, o segundo turno é considerado uma eleição independente do primeiro. Portanto, eleitores que não votaram na primeira etapa podem, sim, exercer o direito de voto neste domingo, desde que estejam com a situação regular junto à Justiça Eleitoral.
Para garantir que estão aptos a votar, eleitores que perderam o primeiro turno devem verificar se sua inscrição eleitoral está em dia. Isso pode ser feito pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou nos postos de atendimento dos cartórios eleitorais.
Caso o eleitor esteja em situação irregular, é possível regularizar a pendência pagando uma multa por ausência nas urnas. Mesmo aqueles que não votaram no primeiro turno e que justificaram a ausência ainda podem exercer seu direito de escolha no segundo turno, já que ambos são considerados processos eleitorais distintos.
A eleição deste domingo contará com o apoio de fiscais, mesários e equipes de segurança, além de medidas preventivas para garantir uma votação tranquila e organizada. O TSE lembra ainda que é importante que o eleitor leve um documento oficial com foto, como RG ou CNH, e que compareça ao local de votação dentro do horário estipulado, das 8h às 17h.
Leia Também
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
Supremo inicia julgamento histórico, que antecipa movimentação eleitoral
TRE-SP define que Zona Eleitoral de Barueri julgará ação contra Pablo Marçal por uso de laudo falso
STF começa a julgar Bolsonaro por tentativa de golpe a partir de 2 de setembro
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal
Tarcísio é alçado a presidenciável em festa de partido a uma semana de julgamento de Bolsonaro
PF aponta que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano
Exclusiva: MP acata recurso de Gil Arantes e pede cassação do prefeito Piteri e do ex-gestor Furlan
Polícia Federal indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação e faz buscas contra Silas Malafaia