O ano eleitoral em Santana de Parnaíba confirmou a esperada volta de Elvis Cezar (Republicanos) ao comando da prefeitura, em uma disputa com poucas emoções, embora com algumas surpresas.
A possível candidatura de Elvis começou a ser desenhada um ano antes e foi revelada pela Folha de Alphaville. No início de 2024, o sinal de que ele seria o candidato do grupo foi dado pelo atual prefeito, Marcos Tonho (Republicanos).Na abertura dos trabalhos na Câmara, Marcos Tonho anunciou que não disputaria a reeleição. Embora não tenha mencionado diretamente a volta de Elvis, a decisão já era dada como certa.
A maior surpresa ocorreu em relação à sigla. Elvis estava no PDT, pelo qual disputou o governo do estado em 2022, e onde seu pai, o ex-deputado Marmo Cezar, é o presidente municipal. Perto da data limite para troca de partido, Elvis anunciou que migraria para o Republicanos, em evento que contaria com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
Com isso, Elvis mantinha o apoio estadual, enfrentando como principal adversário o vereador Silvinho Filho (PSD), lançado com o apoio do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).
No entanto, a popularidade conquistada nos dois primeiros mandatos, além de uma ampla base de aliados entre os vereadores, pesaram na campanha. Para completar, Elvis escolheu o presidente da Câmara, Vicentão (MDB), garantindo a integração com o Legislativo.
O político recebeu 70% dos votos e, com isso, seu grupo completará 16 anos no poder, até a próxima eleição.
Leia Também
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
Supremo inicia julgamento histórico, que antecipa movimentação eleitoral
Justiça eleitoral
TRE-SP define que Zona Eleitoral de Barueri julgará ação contra Pablo Marçal por uso de laudo falso
STF começa a julgar Bolsonaro por tentativa de golpe a partir de 2 de setembro
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal
Tarcísio é alçado a presidenciável em festa de partido a uma semana de julgamento de Bolsonaro
PF aponta que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano
Exclusiva: MP acata recurso de Gil Arantes e pede cassação do prefeito Piteri e do ex-gestor Furlan
Polícia Federal indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação e faz buscas contra Silas Malafaia