Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
O Dia 8 de Março deste ano será o primeiro com uma vice-prefeita em Barueri. Doutora Claudia (PSB) foi eleita ao lado de Beto Piteri (Republicanos) em 2024 e também assumiu o cargo de secretária da Mulher. Em Santana de Parnaíba, a representatividade feminina na política avançou, com um número recorde de cinco mulheres no parlamento.
Apesar desses avanços, a participação feminina na política da região ainda é minoritária, e as mulheres seguem enfrentando desafios para alcançar postos de poder. A presença delas nos parlamentos e no comando dos executivos está longe da proporção de 50%, apesar de representarem a maior parte da população.
Em Santana de Parnaíba, nenhuma mulher disputou a prefeitura, enquanto em Barueri, Sabrina Nabuco (PSOL) concorreu ao cargo. No legislativo barueriense, a presença feminina sofreu um retrocesso. Após décadas com apenas a ex-vereadora Maria Evangelista no parlamento, a eleição de 2020 trouxe um recorde de quatro vereadoras eleitas: Cris da Maternal (PSDB), Mary Rodrigues (PSDB), Tânia (União) e Doutora Claudia (PSB). No entanto, em 2024, apenas Cris foi reeleita.
Força do eleitorado feminino
Apesar disso, a força do eleitorado feminino influenciou a disputa. Tanto Piteri quanto o ex-prefeito Gil Arantes (União) escolheram mulheres como vices, e Doutora Claudia fez história ao se tornar a primeira vice-prefeita de Barueri. Além disso, a cidade conta com a deputada estadual Bruna Furlan (PSDB).
Em Santana de Parnaíba, a ex-vice-prefeita Rosália Dantas, que atuou ao lado do ex-prefeito Marcos Tonho (Republicanos), foi nomeada pelo prefeito Elvis Cezar (Republicanos) para comandar a administração regional de Alphaville/Tamboré.
O município também avançou na representatividade legislativa, com 30% da Câmara agora composta por mulheres. Além da reeleição de Enfermeira Nelci (PDT) e Sabrina Colela (Republicanos), foram eleitas para o primeiro mandato Fátima do Social (PP), Janetinha Freitas (PSDB) e Leo da Educação (MDB).
Leia Também
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
Supremo inicia julgamento histórico, que antecipa movimentação eleitoral
TRE-SP define que Zona Eleitoral de Barueri julgará ação contra Pablo Marçal por uso de laudo falso
STF começa a julgar Bolsonaro por tentativa de golpe a partir de 2 de setembro
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal
Tarcísio é alçado a presidenciável em festa de partido a uma semana de julgamento de Bolsonaro
PF aponta que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano
Exclusiva: MP acata recurso de Gil Arantes e pede cassação do prefeito Piteri e do ex-gestor Furlan
Polícia Federal indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação e faz buscas contra Silas Malafaia