Para receber notificações da comunidade de Alphaville e região, inscreva-se em nossos canais no Telegram e WhatsApp
Apesar do revés no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a batalha judicial pela candidatura de Beto Piteri (Republicanos) ainda terá outros capítulos e o ex-prefeito Rubens Furlan (PSB) sabe bem o que é esse cenário. Furlan já teve decisões negativas e até a inelegibilidade sentenciada, mas conseguiu reverter os processos.
Um deles foi justamente no TRE. Em 2015, os desembargadores declararam o ex-prefeito inelegível por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2012. Na época, o então secretário de comunicação Antonio Julio Baltazar também foi condenado.
O problema no período é que houve gasto público com propaganda da gestão municipal em um período que não era permitido, três meses antes da eleição. Furlan apoiava Carlos Zicardi para a sucessão, e vários convites para um evento da gestão foram distribuídos.
Furlan recorreu da decisão e conseguiu disputar as eleições de 2016, quando voltou a ser eleito. O processo tramitou até 2019, quando o TSE deu ganho de causa ao ex-prefeito.
Outro processo rumoroso foi em torno da reprovação de contas votada pelos vereadores em 2013, o que causaria também inelegibilidade. Dessa vez, o ex-gestor conseguiu contornar a situação no próprio legislativo, quando os parlamentares anularam o processo. O grupo de Furlan atribui a articulação de Gil Arantes a rejeição das contas, que haviam sido aprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
Leia Também
Saiba como foi o 1º dia do julgamento de Bolsonaro e mais sete réus
Supremo inicia julgamento histórico, que antecipa movimentação eleitoral
TRE-SP define que Zona Eleitoral de Barueri julgará ação contra Pablo Marçal por uso de laudo falso
STF começa a julgar Bolsonaro por tentativa de golpe a partir de 2 de setembro
Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal
Tarcísio é alçado a presidenciável em festa de partido a uma semana de julgamento de Bolsonaro
PF aponta que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano
Exclusiva: MP acata recurso de Gil Arantes e pede cassação do prefeito Piteri e do ex-gestor Furlan
Polícia Federal indicia Jair e Eduardo Bolsonaro por coação e faz buscas contra Silas Malafaia